Conhece os benefícios das orações? Para alguns, é um modo de vida, mas para outros, pode ser misterioso ou complicado. Muitas vezes, é chamada de disciplina cristã, o que pode parecer difícil ou opressiva.
No entanto, a oração é uma coisa maravilhosa que proporciona muitos benefícios. Estes benefícios vão além da oração individual.
Neste artigo, vamos definir o que é a oração e ver alguns dos benefícios que a oração proporciona.
O que é a Oração?
As pessoas definem as orações de várias maneiras, mas a maneira mais simples de descrevê-la é a comunicação com Deus.
Existem diferentes tipos de oração e muitas maneiras de praticá-la. A oração que produz benefícios não é recitada, mas é a comunicação que vem do coração.
Alguns Benefícios das Orações
A oração muda nosso foco.
É fácil ficar preso às circunstâncias que nos rodeiam, boas ou más. A oração direciona nosso foco para longe daqui, na terra, para Deus no céu.
- Pense nas coisas do céu, não nas coisas da terra (Colossenses 3:2, NLT).
- Olhar para Jesus o autor e consumador de nossa fé… (Hebreus 12:2).
A oração nos aproxima de Deus.
Como a oração se comunica com Deus, ela nos ajuda a construir nosso relacionamento com Ele. É uma das muitas maneiras que temos de conhecê-lo melhor.
- Aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de você (Tiago 4:8).
- O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade (Salmo 145:18).
A oração nos conduz à presença de Deus.
No Antigo Testamento, o povo precisava dos sacerdotes ou profetas para falar com Deus por eles. Mas quando Jesus morreu, o véu do templo foi rasgado em dois, abrindo o caminho para que nós mesmos falássemos com Deus.
A oração é uma forma de ajudar os outros.
Há duas maneiras de isso ser verdade. Uma é orar com alguém e a outra é orar por alguém. Uma é feita pessoalmente (ou por telefone), enquanto a outra é feita em seu tempo particular.
- Orem um pelo outro, para que vocês possam ser curados (Tiago 5:16).
- E assim, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vocês, pedindo que sejam preenchidos com o conhecimento de sua vontade em toda sabedoria e compreensão espiritual, de modo a caminhar de uma maneira digna do Senhor, agradando-lhe plenamente, dando frutos em cada boa obra e aumentando o conhecimento de Deus. Que sejais fortalecidos com todo o poder, segundo sua gloriosa força, por toda a resistência e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que vos qualificou para participar da herança dos santos à luz. (Colossenses 1:9-12, ESV).
A oração ajuda a nos acalmar.
O mundo está cheio de coisas que trazem ansiedade em nossas vidas e a oração pode restaurar nossa paz.
- Dê todas as suas preocupações e cuidados a Deus, pois Ele se importa com você (1 Pedro 5:7, NLT).
- Não fique ansioso por nada, mas em tudo, com oração e petição, com ação de graças, apresente seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo entendimento, guardará vossos corações e vossas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:6-7).
6. A oração traz mudanças
A frase familiar oração muda as coisas é verdadeira. Às vezes as coisas que mudam são circunstâncias, enquanto outras vezes nós somos a coisa que a oração muda.
- A oração de uma pessoa justa é poderosa e eficaz. Elias era um ser humano, assim como nós somos. Ele rezava com sinceridade para que não chovesse, e não choveu na terra durante três anos e meio. Novamente ele orou, e os céus deram chuva, e a terra produziu suas colheitas (Tiago 4:16-18).
- Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo; removerei vosso coração de pedra e vos darei um coração de carne (Ezequiel 36:26).
Conclusão
Os benefícios da oração não podem ser esgotados. A oração nos ajuda a encontrar direção na vida. Ela pode nos impedir de tomar decisões erradas e cair em pecado. Através dela, podemos aprender a nos submeter à vontade de Deus.
A oração nos ajuda a receber o perdão e o amor. Ela também nos ajuda a amar nossos inimigos, pois entendemos como antes éramos inimigos de Deus, mas, através de Jesus, somos amigos e herdeiros.