Nos últimos anos, a Black Friday emergiu como uma das maiores oportunidades de compras do mundo. Desde as grandes empresas de varejo até as lojas locais, todos estão se preparando para este dia. Todo o pessoal é recrutado, é desenhado o plano de marketing e definida a estratégia de vendas da empresa.
A razão é simples. A porcentagem de pessoas esperando pela Black Friday para decidir comprar ou procurar um produto é de 86% (Google Smart Shopper Survey, 2019). É uma consequência lógica, portanto, que as empresas tenham uma presença forte na Black Friday.
Sua presença, porém, deve trazer os mesmos resultados em termos de aumento de vendas. Por esta razão, nossa equipe dá a você algumas ideias inteligentes para fazer esta Black Friday se destacar.
Crie sua lista de contatos de e-mail
É claro que você já deve estar ciente dos benefícios e da eficácia do marketing por e-mail para aumentar as vendas da Black Friday. Mas para marketing por e-mail para ser frutífero, você precisa desenvolver sua lista de contatos com assinantes que estão interessados em suas próximas ofertas.
Algumas semanas antes da Black Friday, criei um formulário de inscrição no boletim informativo para novos visitantes que estão interessados em suas ofertas. O botão de envio pode solicitar ao visitante uma ação com a mensagem “Dê-me as melhores ofertas”.
Você pode até, dependendo do seu orçamento, incentivar novos registros oferecendo um desconto extra, frete grátis ou um presente de conhecimento. Em geral, não hesite em ser criativo antes do grande dia de compras da Black Friday.
Programe seus pop-ups para a Black Friday
Se você deseja orientar seus visitantes para as melhores ofertas da Black Friday ou reduzir a queda do carrinho de compras, você pode criar uma janela pop-up para cada finalidade, mostrando quando a roupa desejada ou os sapatos femininos desejados estão em promoção.
Aproveite o tempo antes da Black Friday para criar uma janela de mensagem pop-up e coletar clientes em potencial para os quais você pode enviar e-mails promocionais antes, durante e depois da Black Friday.
Lembre-se de que seus clientes em potencial têm uma variedade de opções e um mínimo de paciência. Portanto, certifique-se de transmitir suas informações básicas com mensagens direcionadas.
Experimente o tempo que leva para enviar mensagens promocionais
A competição das lojas virtuais pela atenção dos consumidores é grande. Os consumidores recebem dezenas de e-mails promocionais todas as semanas na Black Friday. Tente mudar sua programação, leve ou drasticamente, para que suas mensagens não se percam entre outras distrações.
Crie uma experiência de compra única
Sua loja online pode ter as melhores ofertas e opções de entrega mais rápida, mas lembre-se que você não está sozinho no mercado. Durante a Black Friday, a competição se torna mais intensa.
Use o elemento surpresa a seu favor. As surpresas são um pedaço de papel poderoso, desde que sejam usadas corretamente e com sabedoria.
Por exemplo, enquanto se observa que vale a pena indicar o percentual do desconto no assunto do email marketing, dessa forma, todo elemento de surpresa e antecipação por parte do consumidor se perde. Em vez disso, mantenha a magia da surpresa até que o destinatário abra seu e-mail.
Estenda os descontos da Black Friday para a Cyber Monday
Uma ideia de marketing eficaz que se tornou eficaz é expandir suas ofertas. A Black Friday é o principal dia de suas melhores vendas, mas agora as compras continuam até a Cyber Monday.
Como resultado, a maioria dos varejistas de comércio eletrônico está expandindo suas vendas por mais quatro dias. Uma abordagem de sua parte seria oferecer ótimas ofertas em todos os seus produtos da Black Friday e continuar com as ofertas apenas nos produtos mais vendidos.
Principalmente neste ano, quando o varejo foi fortemente afetado pelo fenômeno da pandemia, os empresários se perguntam se vale a pena dar continuidade aos seus planos de negócios.
Ao mesmo tempo, os consumidores estão mais propensos a comprar online, pois sua busca por produtos com desconto aumentou 35%. Como falamos acima, mostra a forte expectativa dos consumidores para a Black Friday, que parece se espalhar por um período de 10 semanas inteiras. Isso significa que você precisa estar preparado para as novas condições de vendas online e as novas expectativas dos consumidores.