Conheça as funções das pinças cirúrgicas

pinças cirúrgicas

Além da pinça para biópsia, há diversos outros modelos de pinças utilizados em uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos. Cada uma delas tem especificidades em sua estrutura, que facilita diferentes atividades de modo que sua utilização facilita o manuseio de tecidos e diminui os impactos causados nesses.

O uso desses equipamentos pode melhorar a estimativa de recuperação após o procedimento realizado, além de otimizar seu tempo de realização. Por isso, é fundamental saber quais os tipos de pinças e suas funções, e a Endocommerce te apresenta essas informações a seguir. Acompanhe!

Quais os principais tipos de pinças cirúrgicas?

Existe uma grande variedade de pinças cirúrgicas, que desempenham funções distintas nos procedimentos a serem realizados pelo profissional de cada área da medicina. Algumas das principais, que exercem funções de pinçamento e apreensão nos tecidos em que são usadas, são:

  • Pinça Rochester;
  • Pinça Kelly;
  • Pinça Moynihan;
  • Pinça Halstead;
  • Pinça Babcock;
  • Pinça Collin;
  • Pinças Allis;
  • Pinça Duval;
  • Pinça Kocher (reta ou curvada);
  • Pinça Mixter;
  • Pinça Moynihan;
  • Pinças porta-agulha.

Todas essas pinças são essenciais na prática cirúrgica, e precisam ter os cuidados adequados para garantia de uma melhor vida útil, o que inclui tanto sua manutenção, quanto a higienização. Você pode encontrá-las, assim como ver mais detalhes sobre cada pinça, no catálogo da Endocommerce.

Funções das pinças cirúrgicas

As principais funções das pinças cirúrgicas são o pinçamento de vasos sanguíneos e artérias, ou mesmo de tecidos de órgãos internos, sobretudo para a realização de suturas. Grupos distintos desses equipamentos são voltados para atividades diferentes na prática cirúrgica, como, por exemplo:

  • Pinçamento de vasos: pinça Rochester, pinça Kelly, pinça Moynihan e pinça Halsted;
  • Pinçar e prender vísceras: pinça Babcock, pinça Collin, pinças Allis e pinça Duval;
  • Suspensão de aponeuroses: pinça Kocher reta;
  • Para trabalhar pedículos hepático e renal: pinça Mixter e pinça Moynihan;
  • Manuseio de agulhas e fios: pinças porta-agulha.

Dentre as citadas, vale citar que a pinça Rochester costuma ser utilizada quando há a manipulação de tecidos mais grosseiros durante o procedimento, devido a sua estrutura. Além disso, há alguns modelos de pinça para biópsia que pode ser flexível ou autoclavável, como as usadas em endoscopios, com ou sem espícula, reta ou angulada, entre outras variações a depender do modelo.

Como esterilizar pinças cirúrgicas?

Existem duas formas de esterilização, de baixa ou de alta eficiência, que podem ser realizadas com uso de álcool, hipoclorito de sódio e cloro. A de baixo nível é comumente feita com álcool isopropílico, n-propílico, etílico e hipoclorito de sódio. 

Já na de alto nível, habitualmente se usa cloro, ortoftalaldeído, peróxido de hidrogênio, glutaraldeído, compostos clorados, hipoclorito de sódio, ácido peracético e água superoxidada.

A desinfecção de instrumentais cirúrgicos é extremamente importante para a garantia da segurança dos procedimentos em que estes serão realizados, além do bem-estar do paciente. Por isso, é essencial seguir as normas de esterilização de cada material, conforme sua composição e resistência ao calor ou vapor.

Onde comprar pinça para biópsia e endoscópios? 

Na Endocommerce, loja online especializada em materiais como pinça para Biópsia, pinças cirúrgicas e para endoscopios, colonoscópios, entre outros equipamentos, você encontra uma grande variedade de instrumentos cirúrgicos de alta qualidade e pode comprar sem sair de casa! 

Super bem avaliada pelos clientes, a loja tem um público fiel e crescente, devido ao excelente atendimento. Por isso, caso você seja da área médica e necessite investir em produtos de alta qualidade, venha conferir nosso catálogo!

Por serem de extrema importância para o bom cuidado dos pacientes, as pinças cirúrgicas devem ter boa qualidade, receber a devida manutenção, higienização e garantir um bom manuseio ao longo do seu uso. Por isso, faça um investimento inteligente em equipamentos de boa procedência, feitos de material resistente e com excelente vida útil como os da Endocommerce!