Cuidados com o colchão: 5 dicas para cuidar melhor do seu!

Cuidados com o colchão: 5 dicas para cuidar melhor do seu!

A primavera é a estação da renovação. Afinal, em seguida de alguns meses de frio, estamos mais retraídos e fechados, a chegada dessa estação, à medida que a temperatura sobe, fornece uma nova energia para estimular nosso corpo e o dia a dia.

 

No entanto, não é à toa que tantas pessoas aproveitam esta época do ano para realizar uma excelente limpeza em suas casas: perfumar os quartos, doar o que não utiliza mais, arejar os armários… Você é assim também?

 

E, para acompanhar este movimento, resolvemos fazer um post a respeito de Cuidados com o colchão, para você poder cuidar melhor do seu, pois, ele é um dos seus bens mais preciosos.

 

Trazemos as dúvidas mais normais que muitas pessoas têm a respeito de Cuidados com o colchão e aplicamos um miniguia respondendo todas elas. Enfim, se dormimos nele por 1/3 de nossas vidas, seria ótimo tratar ele com carinho, não é mesmo?

 

Sabemos ser um trabalho que poderá ser um pouco preguiçoso: além de ser uma carga pesada, também costuma ficar embrulhado por meio de edredons, fronhas avulsas, lençóis e mantas. Isso quando não está por debaixo das muitas coisas que jogamos em cima dele.

 

No entanto, anota aí: a manutenção do seu colchão poderá até ser mais lenta do que a de demais itens da nossa casa, porém, isso não quer dizer que não necessite ser feito, ok? 

 

Assim, caso tenha interesse em saber mais a respeito dos cuidados com o colchão, continue a leitura para ficar por dentro de todos os detalhes de como cuidar melhor do seu colchão. Enfim, esperamos que esse guia seja útil para você e que você tenha uma excelente leitura!

 

Veja também: Problemas na hora de dormir? Saiba como se livrar da insônia.

Necessito pôr meu colchão no sol?

Começaremos com a pergunta mais normal para Cuidados com o colchão: Você precisa colocar ele no sol? Muitas pessoas acreditam que a exposição direta à luz solar ajuda a eliminar bactérias e ácaros presos nos colchões.

 

No entanto, isso poderá acabar tendo o efeito oposto, fornecendo um ambiente favorável para esses micróbios prosperarem! Aliás, pode causar uma série de danos ao seu colchão, como:

 

  • Superaquecimento a ponto de enfraquecer sua montagem;
  • Rasgos e danos acidentais durante o transporte;
  • Amarelecimento.

Sempre que, possível deixe o colchão respirar

Não coloque o seu colchão ao sol, e deixe ele “respirar” sempre que possível. Além disso, a cada duas semanas, remova toda a roupa de cama dele e deixe ele sem nada por pelo menos algumas horas.

 

Então, aproveite para abrir portas e janelas do cômodo para permitir luz natural e ventilação no ambiente. Fazer este passo de vez em quando ajuda a combater micróbios nocivos, afinal, é a ventilação e a luz natural indireta que evitam sua proliferação (e não o calor e a luz solar direta!).

Necessito virar meu colchão?

Em seguida de responder a primeira pergunta mais normal sobre os cuidados com o colchão, vamos para a segunda pergunta mais comum: Todo mundo já escutou a história de que temos que virar o colchão 2 vezes ao ano, certo? No entanto, afinal, necessitamos mesmo realizar isso?

 

Bom, sim! Porém, não da forma que imaginamos sempre! Há muito se pensa que o correto a se fazer é virar o colchão, porém, a recomendação atual é girar em um eixo horizontal. Ao realizar isso, você garante a rotação no lado mais côncavo do colchão, elevando sua duração! Mas, vale lembrar que para fazer este giro, não deixe de seguir as instruções do manual do colchão.

Utilize um protetor de colchão!

Como o nome sugere, um protetor de colchão protegerá seu produto e o manterá com boa aparência por bastante tempo! No entanto, aqui estão alguns dos benefícios de possuir um desses:

 

  • Fornece sono saudável e higiênico;
  • Impede que o líquido penetre no colchão;
  • Previne odores e manchas.

 

Aliás, é muito prático de cuidar, pois é produzido de um material impermeável a água e lavável, e permeável ao ar, em outras palavras, para ficar limpo é só jogar na máquina de lavar. Para isso, verifique a ficha técnica do seu colchão.

Necessito lavar a capa protetora de quanto em quanto tempo?

O ideal é limpar a cada 15 dias. Então é melhor ter dois protetores de colchão. Dessa forma, enquanto um está lavando, você pode usar o outro sem interferir na limpeza do colchão.

Aspire seu colchão

Aproveite o dia selecionado para deixar seu colchão respirando e aspire ele também! Pois, este é um cuidado adicional, porém, essencial, pois ajuda a remover a poeira que poderá ter acumulado se no colchão e também suga alguns dos ácaros que podem estar presentes na superfície do colchão.

Conclusão

Priorize a utilização do seu colchão! Lembre-se, seu colchão é a superfície ideal para descansar enquanto você dorme. 

 

Então, sentar se para assistir TV, trabalhar ou até mesmo calçar sapatos sentados na beira de um colchão são ações que concentram o peso e podem causar deformação.

 

Além disso, a alimentação na cama poderá causar acidentes com líquidos e promover a permanência de restos de alimentos no colchão, o que sem dúvida causa danos irreparáveis ​​na camada interna além de manchas visuais e torna o ambiente propício ao crescimento de fungos e bactérias.

 

Assim, esses tratamentos permitem que você desfrute de um ótimo desempenho em seu colchão e tenha um sono limpo, essencial para uma vida longa e melhor.

 

Enfim, com essas dicas, seu colchão ficará mais fácil de manter, certo? Todavia o mais interessante: se ele não tem qualidade, não adianta cuidar dele. Portanto, invista em marcas nas quais você confia.