Quais são os primeiros sinais de câncer de pele?

Quais são os primeiros sinais de câncer de pele?

O câncer de pele é o crescimento anormal das células da pele. A maioria dos casos desta doença é causada por superexposição à luz ultravioleta (UV), portanto, geralmente se desenvolve na pele exposta ao sol. Mas quais são os primeiros sinais de câncer de pele?

De fato, é importante saber isso.

Geralmente aparece na cabeça, rosto, orelhas, pescoço, mãos e braços. No entanto, também pode se desenvolver em áreas que raramente recebem luz solar, como as palmas das mãos, as plantas dos pés ou na área genital.

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer e, se não for tratado precocemente, pode ser fatal. 

Portanto, é importante que cada pessoa saiba os tipos de manchas na pele que podem ser câncer. Isso permite detectar a neoplasia nos estágios iniciais e facilitar sua erradicação com tratamento adequado.

Existem três tipos principais de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Em seguida, analisaremos quais são os primeiros sinais de câncer de pele para seu reconhecimento mais eficaz.

Quais são os primeiros sinais de câncer de pele?

Carcinoma basocelular

É o tipo mais comum de câncer de pele. Surge na parte mais interna da epiderme (que é a camada externa da pele), mas raramente vai para outras partes do corpo.

Geralmente ocorre em áreas do corpo expostas ao sol, como o rosto ou pescoço. Se você descobrir cedo, é fácil de tratar e curar.

O carcinoma basocelular pode aparecer como:

  • Manchas planas, firmes, pálidas, escuras ou amarelas semelhantes a uma cicatriz.
  • Pontos avermelhados que podem causar coceira.
  • Solavancos vermelhos ou rosa, translúcidos, brilhantes e perolados que podem ter áreas azuis, marrons ou pretas.
  • Crescimentos cor-de-rosa com bordas elevadas e uma área inferior em seu centro que pode conter vasos sanguíneos anormais espalhados como os raios de uma borda.
  • Úlceras abertas (que podem ter drenagem ou áreas crocantes) que não cicatrizam, ou que cicatrizam e retornam.

O carcinoma basocelular é muitas vezes frágil e pode sangrar após uma pequena lesão de pele e não cicatriza facilmente.

Carcinoma espinocelular

Este câncer surge nas células que compõem a epiderme (camada mais externa da pele). Geralmente ocorre em áreas da pele expostas à luz solar por longos períodos, como o rosto, orelhas, lábio inferior, pescoço, braços ou parte de trás das mãos.

Também ocorre em áreas da pele que foram queimadas ou expostas a produtos químicos ou radiação.

Pessoas de pele escura são mais propensas a desenvolver carcinomas de células escamosas em áreas que geralmente não estão expostas ao sol.

O carcinoma espinocelular da pele que não se espalhou para outros órgãos geralmente é curável.

O carcinoma espinocelular pode aparecer como:

  • Manchas vermelhas que são ásperas ou escamosas e que podem sangrar ou formar uma crosta.
  • Crescimentos elevados ou inchaços, às vezes com uma úlcera central.
  • Úlceras abertas (que podem ter drenagem ou áreas crocantes) que não cicatrizam, ou que cicatrizam e retornam.
  • Crescimentos semelhantes às verrugas.

Melanoma

O melanoma, que é formado a partir de uma alteração nos melanócitos, é um tipo menos comum de câncer de pele: apenas 2% dos casos de câncer de pele são melanoma. 

É uma forma mais agressiva de câncer de pele, pois cresce e se espalha rapidamente. Se não for detectado precocemente, é provável que se espalhe para outros tecidos.

O melanoma pode se formar em qualquer lugar do corpo, na pele normal ou em uma ferida existente que se torna cancerosa. Aparece com mais frequência no rosto ou tronco dos homens afetados. Nas mulheres, esse tipo de câncer se desenvolve com mais frequência na parte inferior das pernas.

Os sinais de melanoma incluem:

  • Uma área grande e marrom com pontos mais escuros.
  • Uma mancha que muda abruptamente de cor, tamanho ou sensação, ou que sangra.
  • Uma pequena lesão com uma borda irregular e partes que aparecem vermelhas, rosa, brancas, azuis ou azuis escuras.
  • Uma lesão dolorosa que coça ou queima.
  • Lesões escuras nas palmas das mãos, plantas dos pés, pontas dos dedos das mãos ou dos pés, no revestimento das membranas mucosas da boca, nariz, vagina ou ânus.

Alguns melanomas não têm essas características. É importante que você informe seu médico sobre quaisquer alterações em sua pele, uma nova mancha ou crescimentos que você perceba diferentes do resto de suas toupeiras.

Muitas vezes, os cânceres de pele não causam sintomas irritantes até que aumentem um pouco de tamanho. No início, esses cânceres começam a causar coceira, sangramento ou até mesmo dor. Portanto, é importante levar em conta esses sinais, observar e sentir a pele para detectá-los a tempo.

Saiba também: Suplementos de Luteína + Zeaxantina: como rejuvenesce a pele e combate as rugas