Suplementos de Luteína + Zeaxantina: como rejuvenesce a pele e combate as rugas

Suplementos de Luteína + Zeaxantina

A luteína e a zeaxantina são carotenoides responsáveis pela pigmentação de alguns alimentos, sobretudo vegetais, ou seja, são compostos naturais. Eles não são produzidos pelo corpo humano, mas têm funções muito importantes nele, como a proteção da saúde dos olhos e da pele, por exemplo.

Por esse motivo, é interessante ter uma dieta que favoreça o consumo desses nutrientes. Para isso, pode ser feita, ainda, a suplementação específica para garantir um aporte adequado deles. Ao longo do texto você vai conhecer mais sobre os benefícios da luteína e da zeaxantina e como fazer a sua suplementação.

 

Quais vantagens da Luteína para a pele e contra rugas?

Entre os vários benefícios da luteína para o corpo, pode-se destacar as vantagens que ela traz para a pele e no combate às rugas. Isso acontece porque ela oferece grande proteção contra os raios solares do tipo ultravioleta, que podem causar, entre outros problemas, o câncer de pele.

Além disso, a luteína ainda contribui no combate dos chamados “radicais livres”, que são moléculas que o nosso corpo produz de maneira natural e que provocam o envelhecimento precoce do organismo e também ocasiona doenças diversas.

Outro benefício interessante da luteína é a sua capacidade de auxiliar a pele a se manter nova e rígida. Isso acontece porque esse nutriente ajuda a evitar a degradação da proteína colágeno, que é um dos principais elementos que compõem a pele e que é responsável por mantê-la flexível e firme, o que é ideal para a prevenção das rugas, por exemplo.

Como a Luteína age pela pele e olhos?

A luteína reforça a proteção ao colágeno existente na pele, como dito acima, e protege o órgão também da ação nociva dos raios UV. Além disso, esse nutriente é um elemento muito importante na composição dos nossos olhos. Na retina, existe uma parte chamada mácula, que possui concentrações consideráveis da luteína.

Durante o nosso processo de envelhecimento, essa parte do olho tende a se degenerar, o que provoca problemas gerais na visão e pode levar até mesmo à cegueira. Por esse motivo, consumir luteína por meio de alimentos ou suplementação é uma prática que está ligada a boa saúde da visão.

Suplementação de Luteína + Zeaxantina: como tomar para ótimos resultados

No mercado existem suplementos específicos que possuem boas quantidades de luteína e de zeaxantina, o outro carotenoide que também é importante para a manutenção da saúde do corpo de uma maneira geral. Esses produtos garantem uma boa quantidade desses dois nutrientes, o que é ideal para quem não consegue ter uma alimentação equilibrada no dia a dia.

Não existe uma recomendação diária definida para a ingestão da luteína e da zeaxantina, mas, o ideal para ter bons resultados, é consumir cerca de 10 mg no caso da primeira e 0,5 mg, para a segunda. Boa parte dos suplementos encontrados no mercado garantem essas quantidades em uma única cápsula.

Zeaxantina e seus benefícios

A zeaxantina, especificamente, também tem suas vantagens para a saúde das pessoas. Ela ajuda, por exemplo, na prevenção de algumas doenças do tipo cardiovasculares, pois combate o LDL, também conhecido como “colesterol ruim”. Por também ser antioxidante, ela ajuda ainda a evitar várias doenças, incluindo algumas bem graves, como o câncer.

A melhora na visão e na saúde da pele também são coisas observadas no consumo adequado da zeaxantina.

Quais os demais benefícios da Luteína + Zeaxantina?

Por possuírem algumas funções muito parecidas, a combinação da luteína com a zeaxantina acaba melhorando consideravelmente a qualidade da visão, na já citada degeneração macular, e também criando uma espécie de proteção contra luzes nocivas que possam entrar em contato com os olhos das pessoas.