Clientes-alvo e redes sociais

Clientes-alvo e redes sociais

Facebook, Instagram, Snapchat e Linkedin têm bilhões de usuários em todo o mundo. Por isso, é importante que a empresa esteja presente nas redes sociais. Isso permite que você aumente sua visibilidade entre seu público-alvo e atraia novos clientes!

 

No entanto, deve-se lembrar que para realizar uma comunicação eficaz nessas plataformas, é necessário adequar a estratégia de atuação nas mídias sociais ao suporte selecionado. Cada aplicação tem suas próprias especificidades, grupo-alvo e tendências.

 

A escolha da plataforma de comunicação certa também depende do tipo de negócio, objetivos, público-alvo e conteúdo que você irá compartilhar.

 

Facebook: A rede social mais antiga com um público-alvo amplo

O Facebook continua sendo a rede social mais antiga. Esta é uma vantagem que te permite ter o maior público possível, mesmo muitos dizendo que a rede social está perdendo valor para o público mais jovem que estão mais presentes em redes como Instagram e Tik Tok.

 

No entanto, oferece às empresas a oportunidade de interagir com os clientes e permite que eles expressem sua opinião sobre produtos e serviços. Também permite organizar eventos privados dentro da comunidade e trocar opiniões sobre pesquisas.

 

Além disso, o Facebook foi a primeira rede social a oferecer vários emoticons na barra para dar variações e diferenciar as opiniões dos usuários.

 

O Facebook também adquiriu usuários graças ao seu sistema de mercado e grupo privado.

 

A maioria dos usuários utiliza o Facebook para fins informativos ou como meio de comunicação via Messenger. As empresas precisam saber aproveitar as diversas funções do sistema e utilizá-las 100%.

 

Embora o Facebook esteja experimentando um declínio na popularidade entre os usuários jovens, continua sendo um importante site de rede social que domina esse tipo de setor.

 

Por isso é tão importante ter uma página da empresa no Facebook, pois permite atingir um grande número de usuários com um público diversificado e, portanto, o maior número de pessoas possível.

Leia também: como aumentar o engajamento 

 

Instagram: Rede social popular entre os jovens 

O Instagram, comprado pelo Facebook, cresceu rápido nos últimos anos, oferecendo a muitas marcas a capacidade de compartilhar conteúdo visual na forma de vídeos curtos ou fotos. Uma poderosa ferramenta de marketing que atinge cada vez mais usuários.

 

Como empresa, essa ferramenta pode ser útil na construção ou fortalecimento da imagem da sua marca, por isso é importante compartilhar conteúdo digital relevante para criar uma identidade visual alinhada com o que é o Instagram.

 

Porém, no caso do Instagram, é preciso ter cuidado para não cair no esquecimento, pois existem muitas contas na plataforma. É por isso que você precisa desenvolver uma boa estratégia de conteúdo para se destacar de forma inteligente e se destacar da multidão.

 

Graças a várias atualizações, o Instagram oferece novas ferramentas que permitem manter um certo relacionamento com o usuário e desenvolver o reconhecimento da marca.

 

Do ponto de vista do cliente: o Instagram é mais adequado para um público B2C. De fato, graças à presença de influenciadores, graças às oportunidades de parceria e à plataforma da loja, o Instagram é uma vantagem para marcas com clientela B2C.

 

Se o seu público-alvo for mais B2B, aconselhamos que consulte o Linkedin, que lhe permitirá desenvolver uma rede profissional de contatos.

 

O Instagram é mais para usuários jovens – a grande maioria deles tem menos de 35 anos. Por isso, a plataforma atende a um público-alvo bastante jovem, que está na moda e se conecta ao aplicativo várias vezes. Mas no Instagram, tudo o que importa é ajustar sua estratégia à visibilidade desejada, acompanhar tendências e ser ativo.

 

Ter uma conta no Instagram da empresa ainda é uma ferramenta que precisa ser desenvolvida por se tratar de uma rede social com alto impacto em empresas com forte identidade visual e um público jovem e aficionado por novidades.

 

Snapchat: Rede social passageira para adolescentes

O Snapchat, com milhões de usuários hoje, ganhou popularidade graças ao conceito de compartilhamento instantâneo de fotos e vídeos. Os adolescentes estão entre esses usuários. A plataforma que se tornou mais segmentada e direcionada é um moderador de história e um princípio de filtragem.

 

Na verdade, esse é um dos pontos fortes do Snapchat. Mais de 60% dos Snaps enviados todos os dias são retocados graças a uma série de ferramentas criativas de edição de fotos e vídeos. Como resultado, mais de 1 bilhão de Snaps abertos diariamente contêm filtros. Mais de um terço dos usuários ativos usam filtros animados todos os dias.

 

O público típico do Snapchat, é essencialmente uma população bastante jovem que gosta do conceito passageiro e divertido das redes sociais e do conceito de “momento”. 

 

Para poder se comunicar nesse tipo de plataforma, dê um toque pessoal aos seus códigos do Snapchat, tendo em mente o aspecto “incomum” da rede social. Snapchaters apreciam conteúdo curto e instantâneo que precisa ser impressionado. Em Snap Ads, use a tela cheia para exibir anúncios de vídeo, GIF de alta qualidade. 

 

Para suas histórias, use todas as ferramentas criativas fornecidas pelo Snapchat. O objetivo é criar uma interação com sua comunidade, por exemplo, lançando jogos em suas histórias.

 

Como empresa, você pode usar essas ferramentas para criar uma comunidade real em torno de sua marca, mantendo a consistência de sua imagem.

 

No entanto, no caso do Snapchat, é necessário definir previamente suas preferências e objetivos de comunicação para não esquecer o princípio temporário de funcionamento do aplicativo e, assim, enviar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo para obter sua atenção.