O que estudar para prova da OAB

O que estudar para prova da OAB

Você quer saber o que estudar para prova da OAB? neste artigo explicaremos tudo sobre o assunto.

A prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pode ser um grande tormento para o bacharel que pretende se tornar advogado. Afinal de contas, trata-se de uma prova que envolve conhecimentos adquiridos ao longo de 5 anos de faculdade e, muitas vezes, nem tudo está tão bem guardado na memória em razão de ser muitas informações que não estão colocadas na prática.

Além do lado emocional a ser trabalhado, o bacharel em direito deve focar em algumas matérias que são mais cobradas na prova da OAB.

A prova da OAB é dividida em 2 etapas, sendo a primeira objetiva, composta de 80 questões que abordam conteúdo aprendido ao longo de todo o curso na faculdade. Isso significa uma quantidade grande de matérias a serem revisadas ou mesmo reaprendidas em razão das constantes modificações legislativas.

Em razão dessa enorme quantidade de conteúdo, o ideal é focar no que é mais cobrado na prova. Abaixo, daremos dicas de quais matérias devem ser sua prioridade para a primeira etapa da OAB para que possa melhor direcionar seus estudos e atingir seu objetivo.

Matérias que devem ser priorizadas na prova da OAB

A primeira etapa, objetiva, aborda conteúdo de 17 disciplinas que são previstas no edital, sendo elas: direito constitucional, ética profissional, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, direito do trabalho, direito processual do trabalho, direito ambiental, código de defesa do consumidor, direito tributário, direitos humanos, filosofia do direito, estatuto da criança e do adolescente, direito internacional e direito empresarial.

Todas elas têm o mesmo peso, ou seja, valem 1 ponto, mas o grau de importância da matéria é variável, já que o número de questões de cada matéria é diferente. Assim, o foco deve ser naquelas matérias que têm maior número de questões para garantir o máximo de pontos possível.

O que estudar para prova da OAB

Com isso em mente, vamos falar um pouco sobre as matérias que têm mais questões nas provas e os assuntos mais recorrentes de cada uma para que possa melhor direcionar seus estudos:

– Código de Ética e Estatuto da OAB

Esta matéria é a mais exigida do bacharel na primeira etapa do exame, sendo 8 questões que envolvem muito mais da memorização da lei do que o conhecimento da disciplina.

Por ser uma matéria que exige muito de memorização, deve-se dar um foco especial a ela, pois podem ser 8 pontos garantidos, já que cada ponto conta muito no final.

Procure memorizar os artigos relativos a obrigações e deveres dos advogados, as infrações e penalidades (sanções) disciplinares, incompatibilidades e impedimentos, atividades típicas do profissional advogado e honorários. Estes são os pontos mais visados.

– Direito Constitucional

Esta matéria não somente é uma das mais importantes do Exame da Ordem, como é também de todo o curso de Direito. Em razão disso, tem grande destaque na primeira etapa da OAB.

São 7 questões que exigem conhecimentos acerca de controle de constitucionalidade, processo legislativo, estrutura do pode judiciário, direitos políticos e ações constitucionais. A prioridade nesses temas é fundamental para a aprovação.

– Direito Civil

A matéria é bem extensa ao longo do curso de Direito, possuindo várias vertentes. No exame da OAB, são 7 questões cujo foco maior deverá ser em direitos das obrigações, direitos reais, sucessão e família.

– Processo Civil

A matéria também é extensa, sendo que o processo civil é subsidiário quando há lacunas legislativas, o que o torna de suma importância para a advocacia.

Em razão de haver constantes modificações na legislação, o que modifica o foco nos exames, o ideal é ficar de olho nas mudanças e verificar os últimos editais para saber o que está sendo mais cobrado. São 7 questões sobre processo civil na prova da Ordem.

– Direito do Trabalho

Tenha maior foco em temas como jornada de trabalho, contrato de trabalho, estabilidade, remuneração, aviso prévio e rescisão contratual para se ter maior sucesso na prova. São 6 questões que podem ser gabaritadas.

– Processo do Trabalho

São cobradas 5 questões sobre a matéria e seu foco maior deve ser em execuções trabalhista, rito sumaríssimo, competências, custas e audiência.

– Direito Penal

A prova de Direito Penal é composta de 6 questões e o maior foco deverá ser nos seguintes assuntos: espécies de crimes, teoria da pena, teoria do erro, tipicidade e iter criminis.

– Processo Penal

São 6 questões que vão exigir conhecimento, principalmente, dos assuntos seguintes: procedimentos penais, jurisdição e competência, recursos, tribunal do júri, inquérito policial e ação penal.

Tenha conhecimentos mais sólidos sobre esses assuntos sem deixar de revisar e estudar também os demais. Assim, suas chances de passar na primeira etapa são enormes. A segunda etapa, como já deve saber, cobra conhecimento específico da área que escolher, sendo as questões abertas (discursivas).