O que é Análise dos Stakeholders?

o que é análise dos stakeholders

O que é análise dos stakeholders | Quando se trata de qualquer projeto organizacional, todas as pessoas e equipes internas que o projeto envolverá ou afetará são chamadas de seus stakeholders.

Uma análise dos stakeholders é um processo de identificação dessas pessoas antes do início do projeto; agrupá-las de acordo com seus níveis de participação, interesse e influência no projeto; e determinar a melhor forma de envolver e comunicar cada um desses grupos de partes interessadas ao longo de todo o projeto.Confira mais detalhes em nosso site.

Qual é o objetivo de uma análise dos Stakeholders?

Tanto os gerentes de projeto como os gerentes de programa e de produto podem conduzir uma análise dos stakeholders por diversas razões estratégicas, inclusive:

Contar com a ajuda dos principais atores organizacionais.

Ao abordar os influenciadores da empresa, executivos ou partes interessadas valiosas para obter ajuda no início de seu projeto, você pode aproveitar o conhecimento e a sabedoria desses atores-chave para ajudar a orientar o projeto para um resultado bem sucedido. Alistar esses atores desde o início também aumentará as chances de você ganhar o apoio deles para seu projeto.

Mas antes de poder determinar quais influenciadores e outros atores-chave a serem abordados, você precisará conduzir uma análise dos stakeholders.

Obter um alinhamento antecipado entre todas as partes interessadas sobre objetivos e planos.

Como sua análise dos stakeholders o ajudará a determinar quais pessoas devem ser envolvidas no projeto, você será capaz de reunir essas pessoas para um pontapé inicial e reuniões no início da fase para comunicar os objetivos e planos estratégicos do projeto.

Isto ajudará a garantir que todos iniciem o projeto com uma compreensão clara de como será o sucesso e como eles podem contribuir para esse resultado bem sucedido.

Ajudar a resolver conflitos ou problemas desde o início.

Sem uma análise dos stakeholders, você e sua equipe poderiam estar bem dentro de um projeto da empresa antes de perceberem uma pessoa chave em sua organização – talvez um executivo não veja o valor de sua iniciativa ou prefira redistribuir alguns de seus recursos para outros projetos. Tal pessoa poderia trabalhar ativamente para frustrar ou descarrilar seu projeto.

Se você tivesse realizado uma análise dos stakeholders antes de começar, provavelmente teria identificado este executivo como potencialmente importante para o sucesso de seu projeto. Você poderia então ter apresentado seu plano ao executivo, escutado suas objeções e trabalhado para obter sua aprovação para prosseguir.

Por que os gerentes de produtos devem realizar uma análise das partes interessadas?

A realização de uma análise dos stakeholders pode ser estrategicamente valiosa ao dar início a qualquer tipo de empreendimento complexo da empresa. Quanto mais stakeholders você puder identificar desde o início e quanto mais você puder adaptar sua comunicação para obter aprovação e apoio dos vários tipos de partes interessadas, mais provável será que seu projeto tenha sucesso.

Mas se você considerar o quanto de uma organização está envolvida ou afetada pelo desenvolvimento de um produto – engenharia, projeto, compras, vendas, marketing, produto, finanças, contabilidade, sucesso do cliente, etc. – você pode entender porque a análise dos stakeholders é um exercício particularmente importante para um gerente de produto.

Afinal de contas, a maneira como você administra as diversas partes interessadas em sua empresa cujas funções seu produto pode ter impacto – começando por identificá-las através de uma análise dos stakeholders – pode significar a diferença entre essas partes interessadas ajudando entusiasticamente o desenvolvimento de seu produto ou tentando bloquear seu progresso.

Como você realiza uma análise das partes interessadas?

Os exercícios de análise das partes interessadas variam de acordo com a empresa, o setor e as equipes que os conduzem (por exemplo, gerenciamento de projetos versus gerenciamento de produtos). Mas há passos úteis comuns à maioria destes tipos de análises. Veja quantas organizações conduzem uma análise das partes interessadas.

Etapa 1: Determine quem são suas partes interessadas

Comece por fazer um brainstorming com sua equipe uma lista de todas as partes interessadas possíveis para seu projeto. Você pode reduzir esta lista mais tarde, mas não quer perder uma parte interessada potencialmente central nesta fase inicial.

A lista de possíveis partes interessadas poderia incluir:

  • Pessoal executivo
  • Marketing
  • Vendas
  • Finanças
  • Produto
  • Desenvolvimento/engenharia/fabricação
  • Compras
  • Os chefes de todas as unidades de negócios afetadas
  • Consultores
  • Operações/TI

Passo 2: Agrupar e priorizar essas partes interessadas

Depois de concluir a sessão de brainstorming acima e determinar quais pessoas e equipes serão de fato partes interessadas, você deve começar a categorizá-las em termos de sua influência, interesse e níveis de participação em seu projeto.

Etapa 3: Descubra como se comunicar e ganhar a adesão de cada tipo de interessado

Uma vez que você tenha construído sua lista detalhando quais partes interessadas se enquadram em qual categoria, é hora de pensar estrategicamente sobre a melhor maneira de obter o apoio contínuo de cada um desses tipos de partes interessadas. Você vai querer fazer perguntas a si mesmo sobre suas partes interessadas, tais como:

  • O que motiva este grupo de interesse?
  • Que outras prioridades eles têm, e como podemos alinhar nosso projeto com essas prioridades (ou pelo menos garantir que o projeto não as ameace)?
  • Esta parte interessada provavelmente terá uma visão positiva do nosso projeto? Se não, o que podemos fazer a respeito?

Depois de ter construído estes perfis de cada tipo de interessado, você está pronto para iniciar a próxima fase do processo de gestão dos interessados – desenvolvendo seu plano de comunicação com os interessados.

Conclusão

Os projetos da empresa requerem a participação, orientação e aprovação de uma ampla gama de pessoas em toda a organização. Se elas não entenderem ou não concordarem com os objetivos ou plano de execução do projeto, qualquer uma dessas partes interessadas da empresa pode se tornar um obstáculo para o sucesso do projeto.

No entanto, se você solicitar a ajuda e aprovação dessas partes interessadas logo no início, você pode transformar muitos desses indivíduos em ávidos apoiadores de suas iniciativas. É por isso que é uma estratégia inteligente conduzir uma análise dos stakeholders antes de lançar qualquer projeto complexo da empresa, para identificar todas as partes interessadas potenciais e determinar a melhor maneira de ganhar seu apoio.