Como a época de fim de ano atrapalha os relacionamentos? Veja como proteger seu namoro

Casal curtido o por do sol

Ultimamente muitas pessoas têm relatado a sensação de que está cada vez mais difícil cultivar um relacionamento saudável.

Essa percepção pode estar relacionada a fatores como o avanço tecnológico, o aumento do narcisismo e do egoísmo, a facilidade em praticar traições, etc.

Porém, como se já não bastasse, os finais de ano, época onde muitas festas se acumulam, também tem sido um algoz para os relacionamentos por vários motivos.

Nos tópicos a seguir nós identificamos e explicamos as causas por trás desse fenômeno e damos algumas dicas para que você proteja o seu relacionamento das intempéries desse período festivo.

Além disso, antes de finalizar o artigo nós apontamos mais algumas atitudes que fortalecem os relacionamentos. Vale a pena seguir com a leitura!

Como o final do ano pode afetar um relacionamento?

Durante o final do ano é comum que haja confraternizações, aniversários, casamentos e outras comemorações, como as festas de Natal e Ano Novo.

Aliado a isso, é justamente durante esse período que muitas pessoas saem de férias e se desconectam da “vida real”.

Por tudo isso, é fácil inferir que a correria de fim de ano pode trazer muitas armadilhas para um relacionamento.

Afinal, é por causa de todo esse alvoroço, os casais podem acabar se separando fisicamente, o que abre espaço para a chegada de sentimentos negativos, esfriamento e até de terceiros se intrometendo na vida do casal.

Vale destacar que por mais que os casais possam estar distantes, sempre haverão outras pessoas por perto, “preenchendo” de certa forma o espaço deixado.

Desta forma, um dos dois entes do relacionamento pode acabar ignorando a importância do outro, o que faz o relacionamento esfriar.

Entretanto, vale destacar que o fim de ano por si só não tem o potencial de destruir um relacionamento. Para que as situações que citamos acima venham a criar problemas, o relacionamento já deve estar passando por uma grande crise.

Portanto, o ideal é sempre resolver os problemas em tempo hábil, jamais deixando coisas sérias para serem resolvidas depois. E claro, durante as festas de fim de ano, o casal precisa estar junto, um cuidando do outro.

Veja como proteger o seu relacionamento

Como você acabou de ler no tópico acima, existem formas de proteger o seu relacionamento de possíveis problemas no fim de ano. Inclusive, já demos boas dicas a esse respeito.

Todavia, as dicas não param por aqui. Veja nos tópicos a seguir mais alguns truques para proteger o seu namoro, noivado ou casamento durante o fim de ano!

Adapte-se às necessidades do outro

A primeira boa coisa que você deve fazer para evitar crises no seu relacionamento durante o fim de ano é tentar se adaptar às necessidades do seu parceiro(a).

É claro que esse hábito deve ser mantido em todas as épocas do ano, mas durante períodos festivos isso se faz ainda mais necessário.

Assim, converse com o seu companheiro(a) e saiba o que ele(a) pensa e/ou espera do seu comportamento. Lembre-se que um pequeno sacrifício pode ser o diferencial para a manutenção do seu relacionamento.

Não deixe o relacionamento em segundo plano

Deixar o relacionamento em segundo plano para focar em outras coisas não é bom em nenhuma hipótese, mas no final de ano isso pode ser ainda pior.

Por isso, jamais abandone o seu cônjuge para dar atenção a amigos ou familiares, ou até mesmo para ir curtir festas sozinho, por exemplo. Em vez disso, inclua o seu parceiro(a) em todas essas atividades.

Além disso, dê a devida atenção ao relacionamento em si e reserve períodos de dedicação exclusiva ao seu cônjuge, namorado ou noivo, mesmo em meio ao período festivo do final de ano.

Não viaje sozinho

Como dissemos antes, durante o final de ano muitas pessoas saem de férias e, nesse ínterim, fazem viagens para descansar.

Se esse for o seu caso, em hipótese alguma viaje sozinho, sem a companhia do seu parceiro ou parceira.

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas viajar sozinho pode ser um grande indicativo de desprezo, o que vai acabar motivando a ruptura do seu relacionamento em alguns casos. Então, não faça isso.

Em público, trate o outro com ainda mais respeito

Ninguém tolera ser destratado em público e por motivo algum, ainda mais se a ofensa vier de um companheiro de vida amorosa.

Por esse motivo, durante as festas de fim de ano, trate o seu namorado ou namorada ainda melhor quando vocês estiverem em público. 

Se houver algum assunto para ser tratado, faça isso quando os dois estiverem a sós, mantendo sempre a compostura e a serenidade.

Tenha em mente que uma humilhação pública, mesmo que ocasionada por um momento de descontrole, pode ser o estopim para o fim do seu relacionamento. Fique atento!

Faça das festas momentos especiais

Por fim, devemos dizer que cada festa vivida por você e seu parceiro ou parceira deve ser um momento especial. E mais, o responsável por fazer esse momento mais especial deve ser você.

Durante os eventos, dê total atenção ao seu namorado(a), faça elogios públicos, dance com a pessoa, provoque risadas, etc.

Esses momentos especiais fortalecerão os laços entre vocês e protegerão o relacionamento das turbulências do fim de ano.

Outros cuidados a se ter em um relacionamento

Para terminar, confira algumas dicas de cuidados que você deve ter para manter o seu relacionamento saudável antes, durante ou depois do fim de ano:

  • Converse muito com o seu parceiro(a) e seja sempre sincero no que disser, perguntar ou afirmar;
  • Durante as discussões e divergências, deixe a arrogância e o egoísmo de lado;
  • Espante a rotina de vez em quando, fazendo uma viagem ou saindo para visitar um lugar especial, por exemplo;
  • Não cobre o seu parceiro excessivamente sobre nenhum assunto. Deixe as coisas fluírem naturalmente;
  • Reserve um tempo de qualidade para o seu parceiro(a) sem que for possível;
  • Seja paciente, sereno e amoroso com a pessoa que você ama;
  • Trate o outro da melhor forma possível.