Como evitar fraturas no ambiente de trabalho?

Como evitar fraturas no ambiente de trabalho?

A prevenção de acidentes é essencial para o bem-estar dos funcionários. É por isso que é importante saber como evitar fraturas no ambiente de trabalho.

A cada 15 segundos, 160 trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. Esses eventos podem resultar em ferimentos graves, lesões e até mortes. Dessa forma, o fortalecimento dos cuidados de prevenção de acidentes é essencial.

Hoje em dia, grande parte dos trabalhadores passa muito tempo na frente do computador. Como resultado, várias condições estão ficando comuns, como é o caso da bursite no cotovelo, bem como doenças relacionadas a movimentos repetitivos.

Além disso, doenças oculares estão atingindo mais pessoas e geralmente, já antes dos 20 anos de idade.

Assim, ao longo desse artigo, você aprenderá mais sobre como evitar fraturas no ambiente de trabalho.

Como evitar fraturas no ambiente de trabalho?

Faça pausas

As pessoas que trabalham principalmente em pé tendem a sentir grande pressão na região lombar, resultando em desconforto nos músculos e articulações das vértebras lombares. Assim, torna-se essencial fazer pausas que nos permitam minimizar o impacto de nossas atividades de trabalho em nossas costas.

Deve-se notar que todas as profissões, como garçons, cabeleireiros, professores ou pedreiros, nas quais você fica por longas horas em uma posição sem movimento, são mais propensas a desenvolver dores nas costas e nas pernas.

Por esse motivo, a cada 40 minutos ou 1 hora, é aconselhável sentar-se para reduzir a fadiga muscular e a tensão causadas na coluna vertebral.

Além disso, se você estiver com dores, como dores na coluna, é essencial se preservar e não forçar o seu corpo. Conheça seus limites e visite um médico ortopedista para verificar o melhor tratamento.

Evite movimentos repetitivos

Sem dúvida, movimentos repetidos continuamente podem acabar causando uma lesão nas costas, especialmente se for necessário torcer ou girar a coluna assiduamente.

Quando realizamos ações repetitivas em nosso trabalho, pressionamos diferentes partes do corpo, causando inflamação e deterioração da área protagonista desse movimento. 

Nesse sentido, se tivermos que nos curvar, levantar objetos ou girar constantemente, nossa coluna sofrerá e, com o tempo, poderá gerar dores tão intensas que nos impede de realizar nossas tarefas diárias.

Ative seu corpo

Assim como é prejudicial passar longos períodos de tempo parado, sentar-se durante todo o dia de trabalho significará o aparecimento de problemas importantes em nossas costas. Esse tipo de situação geralmente ocorre no trabalho de escritório, onde o funcionário fica em sua mesa por muitas horas.

Nosso corpo é projetado para se mover, então o estilo de vida sedentário acaba causando dor lombar e outras condições da coluna vertebral, afetando os músculos das costas e fortalecendo a coluna vertebral.

Além disso, esse fator pode afetar nosso peso, incentivando a obesidade, fato que também interfere na saúde da nossa coluna vertebral.

Não exagere

É claro que, em todos os trabalhos em que o levantamento de objetos pesados é frequente, a possibilidade de sofrer uma lesão nas costas é aumentada. Por esse motivo, devemos evitar o esforço excessivo e conhecer nossas limitações, para não exercer força excessiva que possa criar um problema na coluna vertebral.

Desta forma, é apropriado ter a ajuda de outros colegas e aprender a mover itens pesados sem danificar as costas. Para fazer isso, devemos ficar perto do objeto e dobrar os joelhos para nos curvarmos. Depois, nos levantaremos lentamente fazendo uso dos músculos das nossas pernas.

Se também tivermos que colocar esse objeto em uma prateleira, nos colocaremos na frente dela e depois colocaremos o produto no lugar, mantendo os cotovelos próximos do corpo.

Mantenha uma boa postura

Finalmente, para saber como evitar fraturas no ambiente de trabalho, não poderíamos esquecer de mencionar a importância de manter uma boa postura.

Assim, se trabalharmos no escritório, teremos que ajustar a altura da cadeira para que nossos pés possam descansar no chão e, além disso, nossa visão deve ser paralela à tela do computador.

Da mesma forma, é necessário manter as costas retas com a parte de trás da cadeira, respeitando a curvatura natural da nossa coluna vertebral.

Qual é o conselho mais importante que você daria a alguém que trabalha em casa?

Não fique em uma posição por mais de 45 minutos. Levante-se e se mova. Faça uma pausa no meio do dia por 15 a 30 minutos para se exercitar. Você pode fazer saltos, flexões ou abdominais para melhorar sua circulação. 

Há muitos exercícios simples que você pode fazer em casa ou no trabalho para fortalecer o tronco e fortalecer a parte inferior das costas e a coluna vertebral. 

Até mesmo realizar “micropausas” de 30 segundos para mudar brevemente sua postura ao se levantar ou arquear as costas algumas vezes enquanto está sentado pode ajudar a aliviar a pressão. Trabalhar em pé por algumas horas todos os dias também é bom para você.

O que você pode fazer para tornar seus móveis de casa mais confortáveis durante o trabalho?

Se você não tem uma cadeira de escritório, apoie-se na sua cadeira sem se curvar sobre a parte inferior das costas. Coloque um pequeno travesseiro atrás da parte inferior das costas para manter um arco. Quando se reclinar, coloque o peso da parte superior do corpo na cadeira em vez de na parte inferior da coluna vertebral. 

Isso também alivia os músculos do pescoço de terem que manter a cabeça ereta. Saiba como você sente a parte de trás do pescoço nessa posição. Se você se inclinar para frente, sentirá os músculos do pescoço apertarem. 

Por outro lado, se você se inclinar para trás, esses músculos tensos relaxarão e ajudarão a reduzir a dor no pescoço.

Se o monitor do seu computador não tiver um suporte ajustável, agora existem dispositivos disponíveis no mercado que permitem que você levante ou abaixe o monitor para que a tela esteja ao nível dos olhos.

Conclusão

É importante que você tenha cuidado com sua saúde e não coloque sua vida em risco ao trabalhar. 

Se você estiver com dores, é importante avisar o seu empregador para que ele tome as medidas necessárias para manter sua saúde em ótimas condições.

Existem certas condições em que não é mais possível trabalhar. Um desvio na coluna aposenta se for muito grave e o tratamento necessário não estiver disponível.

Assim sendo, ter conhecimento sobre sua condição, bem como de seus direitos, é fundamental para garantir uma vida longa e saudável.

Como foi observado ao longo deste post sobre como evitar fraturas no ambiente de trabalho, é necessário prestar atenção ao estado da nossa coluna enquanto trabalhamos, impedindo que nosso trabalho cause uma doença que afeta nossa qualidade de vida.