Como obter um bom ambiente de trabalho

Como obter um bom ambiente de trabalho

Passamos mais de um terço do nosso dia no trabalho, podemos até considerá-lo como nossa segunda casa. E nossa casa deve ser um lugar onde nos sintamos confortáveis. O trabalho de ‘boas vibrações’ ajuda os ativos a permanecermos interessados ​​e otimistas. Por isso, cada vez mais profissionais se perguntam como podem ajudar a conseguir um bom ambiente de trabalho, seja trabalhando em empresas ou ainda em escritórios de coworking como o Beework.

 

Um bom ambiente de trabalho, uma necessidade mental e social

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde, depressão e ansiedade perdem às empresas um bilhão de dólares em produtividade. Fato que interessa aos gestores, pois pode ser um fator fundamental que não é descoberto à primeira vista.

As empresas estão cientes de que um ambiente de trabalho positivo influencia ativamente a produtividade dos seus colaboradores, por isso são muitas as que realizam ações que promovem o companheirismo e a confiança dos seus colaboradores.

Assim, as empresas são responsáveis ​​por uma parte deste processo, mas não podemos esquecer que os trabalhadores são os principais impulsionadores e benfeitores deste bom ambiente de trabalho.

E o que você pode ganhar promovendo um ambiente agradável? A primeira e mais importante coisa que o relatório da OMS já mencionou: saúde mental. É muito difícil manter 100% de suas capacidades se todos os dias de trabalho são vistos como um processo desagradável.

Pessoas que conseguem se manter alegres e produtivas geralmente têm a sorte de prosperar em ambientes de trabalho saudáveis ​​e participativos. Além disso, ser visto como uma pessoa com atitude, decisão e camaradagem é, sem dúvida, uma das competências que as empresas mais valorizam. E quem quer trabalhar com alguém extremamente problemático? Não importa o quão bem eles façam seu trabalho, ninguém quer uma pessoa tóxica ao seu lado.

 

Outras vantagens de obter um bom ambiente de trabalho

Além do aumento de produtividade que estar em um bom ambiente de trabalho gera para as empresas, isso melhora muitos outros aspectos mais próximos do profissional:

Sinergias para aprender e melhorar. Graças a trabalhar melhor com seus colegas, você fomentará uma “tripla ameaça positiva”: encontrará novas ideias e reviravoltas para o que já foi estabelecido, melhorará suas habilidades profissionais graças a outros conhecimentos e poderá até descobrir novos horizontes que você não tinha apreciado anteriormente.

Menos riscos ocupacionais. De acordo com uma pesquisa publicada recentemente, mais de 50% dos trabalhadores ativos consideram o stress como um risco ocupacional importante. E um ambiente ideal reduz esse nível de estresse, para que sua saúde (física, social e mental) melhore. E, além disso, reduz custos para as empresas (saúde e dias perdidos de trabalho).

Autorrealização. A teoria da pirâmide de Maslow divide as necessidades humanas em cinco níveis. O último, que só fica satisfeito quando superamos os quatro anteriores, é sentirmo-nos realizados conosco. Bem, um bom ambiente de trabalho nos ajuda em todos os níveis e facilita o caminho para o topo.

Certamente você está interessado em fazer novos contatos em outros departamentos. Pois bem, uma das principais vantagens de viver em um bom ambiente de trabalho é que existe uma maior acessibilidade aos diferentes perfis. E não só analogicamente, mas também através de redes sociais como o LinkedIn, é mais fácil entrar em contato se um terceiro nos recomendar.

 

Antes de se lançar, reflita

Antes de saber como você pode melhorar o ambiente de trabalho entre seus colegas, você deve observar e avaliar que tipo de ambiente você gera atualmente. É possível que desta forma você detecte seus pontos fortes e fracos, bem como a extensão de suas habilidades para melhorá-lo.

Um ambiente requer um tempo indeterminado para se adaptar a novas situações e responder a elas, embora seja verdade que em grandes estruturas o processo é mais lento e geralmente mais durável. Mas lembre-se: o granito com o qual você contribui, no final, forma uma montanha.

 

Como posso ajudar a conseguir um bom ambiente de trabalho?

Agora que você identificou os benefícios de pertencer a um ambiente profissional ideal, é hora de fazer a seguinte pergunta: como posso melhorar o ambiente com meus colegas? Apresentamos algumas propostas para agir:

Respeito. Valorize cada um de seus colegas e ouça suas ideias sem desacreditá-los de forma alguma. O respeito deve ser a base de todas as relações que se estabelecem e, mais ainda, no ambiente de trabalho.

Tenha habilidades de liderança. Ser líder não está em conflito com ser um bom companheiro de equipa, mais, em muitas ocasiões, ter a capacidade de ‘puxar o barco’ e organizar os seus companheiros vai significar o limite entre ser ‘ mais um’ ou se destacar. Além disso, tornar-se líder também facilitará o trabalho de seus colegas, que seguirão seu espírito inquieto e inovador.

Reconheça o trabalho dos outros. Vangloriar-se de suas realizações geralmente não é uma tática muito boa para progredir na carreira. Se, além disso, for feito à custa das ideias de outras pessoas, essa atividade pode transformá-lo na pessoa tóxica do escritório.

Diante disso, sempre reconheça o mérito de seus colegas, e elogie suas boas práticas. Identificar e reconhecer o trabalho dos outros diz muito sobre autoconfiança e empatia pelos outros.

Demonstre autonomia. O que não quer dizer que não devamos pedir ajuda. Você deve ser autônomo o suficiente para organizar seu próprio trabalho, mas isso não significa que não deva pedir ajuda. Fazer isso é um ato de confiança em seus colegas e ajuda a melhorar o ambiente de trabalho.

Seja grato. Todos nós precisamos de um parceiro em algum momento. Reconhecer humildemente nossas fraquezas e agradecer sua ajuda fará de você uma pessoa respeitada em seu escritório e reforçará a autoestima de nossos colegas.

E uma última máxima: valorize o resto de seus colegas como gostaria que eles valorizassem você. Desta forma, você alcançará um clima de compreensão mútua e, portanto, terá descoberto como promover o ambiente ideal em seu local de trabalho.

Visite: enderecofiscal.tk