Saiba quais são os hábitos das pessoas com inteligência produtiva

Saiba quais são os hábitos das pessoas com inteligência produtiva

A inteligência produtiva tem ganhado cada vez mais popularidade no mercado. Isso porque, incluir este tipo de metodologia faz com que o dia a dia da pessoa renda e seja muito mais produtivo.

Isso porque, ao colocar o foco nas tarefas que realmente sejam necessárias, os resultados são obtidos de forma muito mais rápida.

Não é à toa que muitos cursos de gestão de pessoas em startups ensinam sobre a inteligência produtiva e sua importância na vida pessoal e profissional.

Neste artigo, vamos falar sobre quais são os hábitos das pessoas que utilizam esse método e como ter ainda mais produtividade no dia a dia. Continue lendo!

 

O que é inteligência produtiva?

A inteligência produtiva é um conceito que define a capacidade do ser humano de fazer as coisas acontecerem, ou seja, de materializar algo que antes existia apenas na mente de forma abstrata.

É a inteligência produtiva que nos permite criar ações e capacitar recursos para atingir os objetivos desejados, dando-nos capacidade e entendimento para planejar, executar e visualizar o produto final.

Quando você faz seu planejamento inicial — muito ensinado na gestão de recursos humanos ead, seja por meio de ferramentas, mentalmente ou metodicamente, isso impacta diretamente no resultado final.

A Inteligência produtiva, quer você goste de um recurso ou não, explora exatamente como produzir a mentalidade: mais rápido, através do processo, caminhos mais curtos ou gerenciamento de tempo, maior quantidade ou gerenciamento de qualidade.

Quais são os hábitos das pessoas produtivas?

Na Inteligência Produtiva, o ideal é realizar as tarefas com eficiência no menor tempo possível, para que você não precise voltar a essa atividade.

 

Aqui estão 10 passos para aumentar sua produtividade:

 

  1. Viva o hoje

Entenda as prioridades, liste as coisas mais importantes até as menores coisas, estabeleça metas e planeje o que deve ser feito agora; coloque em prática você pode usar sabedoria produtiva, tarefas, obrigações e até hobbies.

  1. Desenvolva hábitos saudáveis​

Está cientificamente comprovado que quando você se exercita, libera endorfinas, serotonina e outras enzimas em seu cérebro que melhoram sua mente, lucidez e até raciocínio.

  1. Fique longe de pessoas negativas

Comece a ocupar seu tempo com coisas e pessoas positivas. Busque conhecimento, encontre grupos e amizades que sempre se ajudem e se apoiem.

  1. Conviva com pessoas positivas

Quando elas começam a criar obstáculos, podem dificultar sua caminhada ou decepcioná-lo. Se você quer seus planos, suas ideias ou seus objetivos, não deve nem contá-los.

  1. Aprenda com os erros

Faça a análise, anote tudo e depois revise. Nada nos impede de buscar ajuda quando não temos a resposta ou a solução em si.

Por exemplo, imagine que você é da área financeira e houve um imprevisto no trabalho. Ao invés de se martirizar, procure por um curso de gestão financeira ead preço e tenha novos insights para o dia a dia.

 

  1. Realize seus sonhos

A diferença com pessoas altamente produtivas é que elas estabelecem metas, passos e abrem mão de certos prazeres ou sacrificam coisas temporárias com uma visão de longo prazo.

  1. Pratique a Gratidão

Tente analisar o quanto você é grato por tudo que já tem: saúde, inteligência, família, amigos, trabalho, o teto sobre sua cabeça, a comida na mesa, até a internet e o celular que você tem.

  1. Aproveite a jornada

A maneira como você vê seu trabalho e se desempenha. Ir além de suas próprias ações, ter uma visão ampla dos resultados e como abraçar essas ações, fará toda a diferença.

  1. Inteligência produtiva focada em soluções

O problema é único, e identificado de forma singular, é uma reação (por ação) ao fracasso, uma vez identificado o que está dificultando, pessoas visionárias e bem-sucedidas começam a procurar soluções.

Por exemplo, se uma área de administração hospitalar ead está enfrentando problemas com seus clientes, o melhor a se fazer é procurar as soluções e não apenas remoer os problemas.

  1. Sempre vá atrás de conhecimento

Buscar novos conhecimentos, a pior coisa que uma pessoa de sucesso pode fazer é sentir vergonha ou dizer algo que não sabe. Não se esqueça, as atualizações são constantes. O aprendizado nunca acaba.

 

A importância de manter a produtividade no trabalho

Se você chegou até aqui, perceberá que ser produtivo é completamente alcançável. Apenas se organize e concentre-se em usar os métodos acima. É até possível dar o primeiro passo agora.

Altos níveis de produtividade farão de você um profissional mais engajado e bem posicionado no mercado.

Como resultado, suas chances de conseguir uma posição de liderança, especialmente confiança, serão maiores. Em suma, um desempenho exemplar é essencial para construir uma carreira longa, bem-sucedida e inspiradora.

Logo, além de se profissionalizar realizando curso de gestão de pessoas, é fundamental ter foco na produtividade e nas soluções a serem criadas para resolver todos os possíveis imprevistos.

 

Como melhorar a eficiência do trabalho?

Há muitas maneiras de aumentar a produtividade. Nesse sentido, aqui apresentaremos 4 maneiras de aumentar sua produtividade para que você possa concluir suas tarefas sem estresse.

 

  1. Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto ou a regra 80/20 é uma forma de lidar com a relação “causa/efeito”. De acordo com este método, 80% dos resultados vêm de 20% das causas.

Versátil, esta relação pode ser aplicada em todas as áreas da vida. Mas vamos trazer esse raciocínio para o trabalho diário. Nesse sentido, duas possibilidades são consideradas: 20% do esforço produz 80% dos resultados, 20% de distração leva a 80% de ineficiência.

Levando em conta esses índices, concluímos que é uma forma de orientar as pessoas que se distraem facilmente e têm dificuldade em agir. Em outras palavras, quem sabe usar o princípio de Pareto usa a procrastinação para aumentar a produtividade.

Por último, mas não menos importante: nenhum programa específico é necessário para trazer a regra 80/20 para a sua realidade.

É mais uma auto avaliação do quanto os problemas que tornam os profissionais ineficazes afetam seu cotidiano. Depois disso, você só precisa tomar as medidas adequadas para corrigi-los e, assim, aumentar sua produtividade.

Para pessoas da liderança, procurar por curso de gestão de pessoas online e outras especializações é fundamental para conseguir atingir os resultados de forma mais ágil.

 

  1. Método Kanban

O Kanban é adequado para quem inicia muitos projetos, mas dificilmente consegue terminar um. De acordo com sua tradução livre, a palavra “kanban” significa “cartão”. Por ser tão intuitivo e fácil de usar, é fácil se confundir com outras ferramentas de gerenciamento.

Portanto, a partir de agora, tenha em mente que esse método não é uma variação de toda a lista, nem é sinônimo da ideia de trabalho instantâneo.

Desenvolvido pela montadora Toyota, esse sistema de controle de produção ou gerenciamento de tarefas tem como variáveis ​​”agilidade” e “aparência”. Esses princípios básicos podem ser definidos nos seguintes cenários:

  • Ágil: Gerencie tarefas no ritmo de trabalho conjunto com prazos definidos;
  • Visualização: Trabalhe usando colunas e cartões para todos da equipe visualizarem as demandas.

Na prática, você deve organizar uma tabela com as colunas correspondentes: “A Fazer”, “Em Andamento” e “Concluído”. Em cada uma, são adicionadas tarefas em seus estágios de desenvolvimento, com colunas mudando de acordo com seu progresso.

Essa representação visual ajuda você a identificar todas as atividades pendentes, definir prioridades e, por fim, gerenciar melhor seu tempo. O mercado fornece software para o método Kanban. No entanto, nada impede a confecção artesanal de painéis e cartões.

Não é à toa que, ao realizar uma gestão estratégica de marketing e vendas, o método Kanban pode ser uma das melhores soluções para organizar todas as tarefas a serem feitas e, ainda, ajudar a equipe a ser ainda mais produtiva.

 

  1. Lei de Parkinson

Deixou uma tarefa para “os 45 do segundo tempo” que acabou “arrastando o saque para a prorrogação”? Em 1955, o historiador Cyril Northcote Parkinson publicou um artigo sobre o assunto na revista The Economist.

De acordo com Parkinson, “os trabalhos se expandem para preencher o tempo disponível para conclusão”. Por outro lado, se a mesma tarefa estiver agendada para ser concluída em um dia, você gastará todo o tempo disponível cumprindo o prazo.

No entanto, a boa notícia é que você só precisa dos quatro passos a seguir para se beneficiar da Lei de Parkinson.

  • Crie um senso de urgência em suas tarefas;
  • Estabeleça metas ousadas;
  • Defina um horário;
  • Relaxe.

Dessa maneira, é possível inserir essa metodologia em diversos setores profissionais e pessoais, até mesmo ao realizar um curso de gestão financeira empresarial.