DAST: entenda o seu objetivo

SAST e DAST

‌O mundo digital de hoje exige maior segurança e, para isso, sast e dast se tornam fundamentais para qualquer um que vive na rede. Compreender sua importância, seu conceito e seus benefícios é fundamental para manter uma conexão segura.

Tanto o SAST como o DAST, também atuam na área da segurança da informação e possuem o mesmo objetivo: aumentar a segurança no desenvolvimento de software. Entretanto, são termos distintos, cada um com suas características e funcionalidades específicas. 

‌O que é o DAST?

O DAST, sigla para Dynamic Application Security Testing, é uma abordagem de segurança da informação que serve para testar aplicações em tempo de execução, ou estado real. É utilizado para encontrar vulnerabilidades durante o funcionamento de um sistema. 

Esse tipo de teste é conhecido como ‘caixa preta’, pois não requer acesso ao código fonte do sistema ou programa. Além disso, pode ser aplicado a qualquer software, independente da linguagem de programação utilizada em seu desenvolvimento.

Qual a diferença entre DAST e SAST?

A diferença entre sast e dast é que o primeiro, Static Application Testing é uma abordagem que analisa o código fonte da aplicação, também chamado de ‘teste de caixa branca’. O segundo, como vimos acima, é um teste de caixa preta, em outras palavras, não precisa ter acesso ao código da aplicação.

Outra diferença é que o SAST ocorre durante o desenvolvimento do sistema para verificar possíveis vulnerabilidades. Assim, a equipe poderá fazer as correções ainda na construção do programa. Enquanto isso, o DAST ocorre em um ambiente de teste que simula o sistema em produção, onde é possível ver as falhas existentes ao usar o software no dia a dia. 

No DAST, as falhas são mais complexas para corrigir, em relação ao SAST. Dizemos, também, que o SAST é um teste estático realizado por meio da análise do código, sem executar a aplicação. Enquanto o DAST é um teste dinâmico, realizado em tempo de execução, ou seja, o código é executado e a aplicação roda como se estivesse em ambiente de produção.

Qual o objetivo da DAST?

O objetivo do teste dinâmico é oferecer clareza sobre quais riscos cibernéticos podem impactar a empresa. Diversos tipos de negócios adotam essa análise dinâmica para conseguirem identificar os problemas mais sutis. 

Por permitir identificar erros no sistema, as empresas podem garantir que suas aplicações estejam seguras, antes de implantá-las no ambiente de produção. O SAST e DAST em conjunto, podem garantir maior segurança, o primeiro corrige falhas durante o desenvolvimento, o segundo em ambiente que simula a execução em tempo real. 

Em qual momento o DAST é executado?

É realizado quando finaliza o desenvolvimento do sistema e o mesmo é disponibilizado em um ambiente de teste. Com ele, os analistas realizam diferentes testes para encontrar possíveis erros.

Esse ambiente de teste simula um ambiente de produção real. Isso permite corrigir falhas antes que o usuário comece a utilizar o sistema. É possível detectar falhas de configuração ou vulnerabilidades em tempo de execução e evitar interrupção de serviços, perda de dados e danos à reputação da empresa. 

Como implementar o DAST?

O DAST pode ser implantado em uma empresa através de uma equipe especializada em segurança da informação. Em geral, o teste dinâmico é realizado por meio de um escaneamento no sistema, que retorna uma lista com de entradas incomuns e maliciosas. 

A partir dessa lista, a equipe de desenvolvimento pode corrigir as falhas nos pontos identificados. Para isso, a Rainforest Technologies conta com especialistas que podem auxiliar sua empresa a implantar esse tipo de teste. 

Veja mais informações no site da Rainforest Technologies para saber mais sobre SAST e DAST. Com essas abordagens, sua empresa pode entregar soluções seguras e testadas para seus clientes, o que garante satisfação dos usuários.