RAM e servidores dedicados: aumentando a velocidade do seu servidor

Ao escolher o conjunto certo de hardware para seu servidor, as opções podem se tornar opressivas. Qual CPU servirá melhor para você? De quanta RAM seu servidor ou notebook precisa? Quanto de armazenamento você precisa? Você deve adicionar um KVM remoto para acesso LOM à sua máquina? Com tantos fatores a serem considerados, um fator geralmente é dado como certo: a quantidade real de RAM necessária para o seu servidor.

A velha lógica de construção de um sistema diz que você deve sempre adicionar o máximo de RAM possível para obter o desempenho mais rápido. Mas isso vai ser um exagero para a sua aplicação? Quanto é o suficiente e quanto é demais? Você raramente encontrará atualizações de RAM do servidor de graça, portanto, você deve decidir qual quantidade faz sentido para suas necessidades e seu orçamento.

Os tópicos incluem:

  • RAM e desempenho;
  • Quanta RAM você precisa?;
  • Conclusão.

RAM e desempenho

RAM e servidores dedicados

Para iniciar a discussão, devemos considerar o que a RAM realmente faz pelo desempenho do servidor. Em essência, ela atua como uma memória de curto prazo, mantendo os dados coletados do disco rígido para acesso rápido e fácil. Quando precisa acessar outros dados, ela apenas “esquece” a memória antiga e adquire os novos dados. Cada vez que ela faz isso, porém, é necessário que a CPU acesse o disco rígido para isso. Isso tira o poder de computação da CPU e cria lag enquanto localiza os dados necessários no disco rígido.

As operações puxando simplesmente da RAM são executadas muito rapidamente e, como mais RAM reduz o número de vezes que o servidor precisa acessar o disco rígido, isso pode acelerar consideravelmente.

Quanta RAM você precisa?

Isso nos traz de volta à questão original sobre quanta RAM você realmente precisa. Como a RAM não é gratuita, você precisa equilibrar as melhorias de desempenho em potencial com suas necessidades e orçamento reais. Para fazer isso, considere alguns fatores que podem afetar o desempenho do servidor em relação à quantidade de RAM que o sistema possui.

Sistema operacional

O sistema operacional serve como base de software sobre a qual você construirá todos os outros elementos de tudo o que opera em seu servidor. Como tal, a escolha do sistema operacional pode ter um grande impacto na quantidade de RAM necessária.

Na maioria dos casos, os sistemas operacionais modernos têm requisitos mínimos de RAM recomendados. Esses sistemas operacionais foram testados e ajustados para operar com eficiência máxima em sistemas com pelo menos essas especificações mínimas de hardware. Portanto, você pode usar isso como um bom ponto de partida para descobrir a quantidade mínima de RAM necessária.

Painel de controle

Um painel de controle exigirá alguns ativos de memória para operar. Muitos usuários abrem mão de um painel de controle para compensar o possível consumo de memória e queda de desempenho. Ainda assim, você pode precisar desses programas para sua operação específica (principalmente se hospedar vários clientes de um único servidor dedicado com memória RAM).

Sistema de gerenciamento de conteúdo

Como um painel de controle, nem todo servidor dedicado com memória RAM irá utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como WordPress, Joomla ou Drupal. Mas, se o seu fizer, você provavelmente precisará de mais RAM do que um sistema que não precisa. O CMS geralmente reside principalmente na RAM durante a operação. Portanto, você precisará de ainda mais RAM para executar outras funções no servidor. Não existem regras claras para adicionar RAM com base em sua escolha de CMS. No entanto, a web possui dezenas de fóruns nos quais você provavelmente encontrará conselhos sobre esse assunto.

Formulários

Empilhados sobre sistemas operacionais (e às vezes painéis de controle e CMSs), aplicativos como e-mail, firewall e antivírus também podem ocupar um espaço considerável do servidor dedicado com memória RAM. Como resultado, isso pode aumentar sua necessidade de RAM adicional.

Conteúdo Estático ou Dinâmico

Se o seu servidor dedicado com memória RAM hospeda muito conteúdo dinâmico, precisará de mais RAM. Se, por outro lado, você tiver uma operação, configure e esqueça, pois ela precisará de menos memória.

Cache

Dependendo da configuração, esse recurso pode realmente reduzir os requisitos de memória do sistema. Um cache configurado corretamente que usa um servidor proxy pode melhorar o desempenho do sistema e reduzir o uso de RAM.

Melhor para sites estáticos, pois muitos operadores de servidores dedicados se beneficiaram muito com essa opção. No entanto, os requisitos de armazenamento em cache também podem aumentar suas despesas, portanto, certifique-se de equilibrar isso com o custo da própria RAM real. Em alguns casos, pode fazer sentido armazenar em cache e adicionar RAM.

Tráfego

Possivelmente um dos maiores fatores determinantes, sites com mais tráfego requerem mais RAM para veicular páginas para mais visitantes. Um site que atende centenas provavelmente requer menos RAM do que um site que atende milhões (embora a última situação também possa exigir servidores adicionais).

Conclusão

Como você pode ver, depende de até onde você deseja aumentar o desempenho do servidor dedicado com memória RAM. Embora não seja possível ter muita memória RAM do ponto de vista do desempenho, você pode obter mais do que seu orçamento permite. Portanto, equilibre suas expectativas de desempenho com sua situação financeira e escolha a solução que faz mais sentido para você.