Quais são os tipos de fertilizantes?

Quais são os tipos de fertilizantes

Plantar e colher é uma atividade muito mais complexa do que parece, uma das principais dúvidas presentes no início desse tipo de trabalho é que quais são os tipos de fertilizantes se deve usar para manter a plantação firme e forte.

O fertilizante certo pode salvar a sua plantação, e ampliar a produtividade do seu solo, e fazer com que ele não apenas dê mais frutos como dê frutos de maior qualidade. Então continue aqui para poder aprender tudo sobre o tema!

O que são fertilizantes?

Os fertilizantes são um tipo de composto químico que tem por objetivo aumentar a eficiência e o rendimento do solo ao introduzir nele, nutrientes e substâncias capazes de gerar esse efeito.

Não há apenas um tipo de fertilizante, e eles podem ser tanto orgânicos quanto artificiais, e cada um serve para um diferente tipo de situação, uma vez que nem todo solo possui as mesmas necessidades. 

Para que servem?

O objetivo do fertilizante é nutrir a terra e também torná-la mais fértil, mais apta para o plantio, e fazer com que esse solo possa dar frutos de maior qualidade e também em maior quantidade. 

Embora isso também envolve nutrir a terra, em alguns casos o uso do fertilizante também se dá para corrigir algumas deficiências no solo, como a falta de um determinado nutriente ou o excesso de algum tipo de nutriente. Agora que compreendeu para que serve, enteda quais são os tipos de fertilizantes, para usar corretamente.

Quais são os tipos de fertilizantes?

Para entender quais são os tipos de fertilizantes, é importante se atentar que eles são divididos em diversas categorias. A principal delas são os orgânicos e os inorgânicos. Orgânicos são aqueles de origem animal ou vegetal, e os inorgânicos costumam ter origem mineral. Ambos podem ser tanto artificiais quanto naturais.

Como exemplo dos orgânicos, podemos mencionar coisas como cascas de frutas, restos de alimentos, chifres e ossos moídos, entre outros. Já dos inorgânicos, podemos mencionar substâncias feitas com cálcio, quelatos e enxofre. Os dois tipos também podem ser tanto líquidos quanto sólidos. 

Quais são os tipos fertilizantes prejudiciais à lavoura?

Para responder a pergunta “quais são os tipos de fertlizantes prejudiciais à lavoura?”, é importante se antentar que, por si só, eles não são prejudiciais à lavoura e nem ao solo – no entanto, é preciso tomar bastante cuidado ao utilizá-lo. Cada solo tem uma necessidade, e usar um fertilizante inadequado no seu solo pode danificá-lo.

O uso excessivo de fertilizadores ou o uso de fertilizadores com substâncias tóxicas também pode causar sérios problemas, que não se limitam somente ao solo, mas podem também contaminar a água da região, contaminar a própria planta, e até mesmo contribuir para o aumento do efeito estufa.

Como aplicar fertilizantes?

Eles podem ser aplicados de maneira diversas, feito a lanço, semeadura, pulverização e irrigação. No caso do processo de lanço, como o nome sugere, o adubo sólido é lançado ao solo, e o fertilizador é absorvido de maneira gradual. A forma mais eficiente de fazer isso é por meio de um maquinário especializado, mas também é muito comum encontrar esse processo feito manualmente. 

No caso do processo de semeadura, o fertilizador é posto logo abaixo da semente no momento do plantio. Na pulverização, também como o nome sugere, o fertilizador é pulverizado sobre as plantas. Por fim, no método por irrigação, o fertilizador líquido é diluído na água que já seria dada às plantas e é irrigado nelas. 

Os fertilizantes são de máxima importância para a prática da agricultura, no entanto, é preciso usá-los com responsabilidade e adquirir produtos de boa qualidade. Para isso, você pode acessar o site da Rigrantec, a melhor empresa de fertilizantes. Lá você terá a garantia de adquirir um produto com qualidade de ponta, que não irá prejudicar o seu solo.

Esse foi nosso conteúdo sobre quais são os tipos de fertilizantes. Espero que tenha gostado, para mais conteúdos como esse Acesse nosso último post!