7 Maneiras de evitar acidentes de trabalho na sua empresa

Acidentes de trabalho

Evitar acidentes de trabalho é o que a maioria das pessoas querem, até porque é uma situação que oferece riscos aos funcionários. Dessa maneira, é sempre muito importante observar o que causa certos riscos e o que pode evitar que os acidentes venham a acontecer. Para saber o que fazer, confira nosso conteúdo até o final.

Mesmo que seja em um local bastante improvável, infelizmente todo trabalho está sujeito a sofrer algum acidente. É uma situação preocupante, mas é possível usar algumas maneiras que possam evitar, ou pelo menos diminuir a probabilidade de um ocorrido como esse.

Identifique os riscos que podem ocasionar acidentes de trabalho

A primeira atitude que deve ser feita, é observar o ambiente e perceber o que poderá trazer riscos aos funcionários. Caso seja possível, observar cada cantinho do local de trabalho, visando sempre os possíveis riscos. 

Após observar todo o ambiente, procure listar o que foi observado, pois assim se terá um maior controle do que está se passando. Outro ponto interessante é buscar as soluções que melhor se encaixam em cada caso. 

Nessa etapa, caso deseje, você pode entrar em contato com uma pessoa especialista no assunto. Isso é importante, pois irá assegurar mais a segurança dos trabalhadores.

Sempre oriente e invista um bom treinamento aos seus funcionários

Essa sem dúvida é uma maneira fundamental de evitar acidentes de trabalho. Isso porque, é necessário que o trabalhador tenha conhecimentos básicos de segurança para poder prestar um serviço de forma segura.

Ou seja, há muitos trabalhos que são mais perigosos e exigem mais atenção e também uma capacitação para a realização. Dessa forma, o trabalhador deve sempre estar ciente sobre o que ele está atuando e também quais riscos isso pode trazer a ele.

Além disso, com o treinamento, por exemplo, se terá mais técnica naquele assunto, evitando consequentemente os riscos de acidentes. Devemos destacar também que para uma boa formação, é necessária uma instrução qualificada.

Proporcione equipamentos de segurança e evite acidentes de trabalho

Se você quer evitar acidentes de trabalho, não vai adiantar somente instruir um trabalhador, é necessário também fornecer todo equipamento necessário para sua segurança. Isso porque, o equipamento também faz parte do treinamento. Como executar algo se não há as ferramentas primordiais para isso?

Dessa maneira, conceda todo o equipamento de segurança que um funcionário precise. Pois, assim irá evitar acidentes e o trabalhador se sentirá mais seguro e confiante ao realizar o seu trabalho.

Implantação do CIPA

Realizar essa atitude é uma forma de regulamentar através da norma NR-5, da Secretaria do Trabalho. O intuito principal dessa organização, é que os voluntários que fazem parte desta comissão sejam implantados, visando observar as situações de riscos.

É muito importante lembrar, que essa organização pode ser feita somente em empresas que possuem mais de 20 trabalhadores. Além disso, eles devem dizer quais as formas para acabar com os riscos, ou evitá-los.

Utilize a brigada de emergência e evite acidentes de trabalho

Todos queremos evitar acidentes de trabalho, não é verdade? Mas, como já falamos anteriormente, eles podem ser inevitáveis em muitas situações. Dessa maneira, é importante que haja alguém com conhecimentos suficientes para ajudar o colega.

Mesmo que não seja o que queremos, pode sim existir a possibilidade de acidentes de trabalho, mesmo fazendo tudo corretamente. Por meio disso, é fundamental que tenha em sua empresa voluntários que tenham interesse em ter um treinamento de primeiros socorros.

Ter isso em sua empresa será fundamental, pois caso algo venha acontecer, alguém que já está naquele ambiente pode auxiliar. Portanto, busque acrescentar isso como melhorias no seu local de trabalho.

Faça um bom uso das ideias dos colaboradores

Muitas vezes não notamos que determinada situação pode ser perigosa. Dessa maneira, quando alguém te alertar de algo busque ir atrás e pesquisar mais a fundo sobre o assunto.

Os colaboradores possuem um papel importante, portanto, devem ter voz em sua empresa. Isso porque, naquele local, ele também terá influência. Dessa maneira, eles podem observar riscos que você nem sequer tinha imaginado.

Para evitar acidentes de trabalho, procure soluções mais eficientes

Sabemos que evitar acidentes de trabalho é possível, por isso, são necessárias algumas mudanças dentro daquele ambiente. Por exemplo, se você observa algo que apresente alto risco ao seu funcionário e você simplesmente só o alerta, você não está prevenindo acidentes.

Ou seja, é preciso que se faça algo a respeito daquele problema, como proporcionar um equipamento de segurança mais eficiente. Além disso, dependendo da situação é preciso deletar aquele risco do lugar. Sendo assim, busque sempre soluções, não alertas.