Leads: o que são e qual a sua importância no marketing?

Leads

O uso do termo leads tornou-se muito popular nos últimos anos, principalmente com a globalização e a crescente importância das estratégias de Inbound e marketing digital em empresas de todos os portes.

Afinal, um investimento em marketing na internet – usado na gestão de startups e empreendedorismo digital, pode mensurar seu retorno por meio de ações de acompanhamento de conversões.

Grande parte de todos os esforços de vendas e marketing (também relacionados à retenção de clientes existentes) está focado na criação de leads que se convertem em compradores – não apenas isso, mas clientes satisfeitos.

Você provavelmente já ouviu o termo geração de leads, principalmente em conversas centradas em alavancar o desempenho da sua equipe.

Neste artigo, vamos te mostrar o que é geração de leads e como essa estratégia pode aumentar as vendas da sua empresa! Continue lendo.

O que são leads?

Um lead é um cliente em potencial, isso quer dizer que ele é uma oportunidade de negócio para uma empresa.

Este termo é usado para se referir a uma pessoa de contato que pode entrar em contato com você através do site da sua empresa e fornecer informações como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Local de trabalho;
  • Tipo de atividade, etc.

Dessa forma, os clientes em potencial são pessoas que já demonstraram interesse em temas relacionados ao seu negócio e podem estar prontas para conhecer mais sobre sua empresa, assim como diz na faculdade de vendas.

Qual a importância do lead?

O conteúdo é o primeiro contato de um visitante com uma empresa. Por meio dele, as informações do consumidor podem ser obtidas e depois classificadas. Isso ajuda a determinar a estratégia mais adequada. 

Usando essa estratégia de forma adequada você poderá precisar de uma pessoa especializada em curso tecnico de gestão financeira, pois as suas vendas podem aumentar e você pode precisar de uma boa gestão das suas finanças.

Ao construir uma série de materiais envolventes que consideram suas necessidades pedagógicas em cada etapa do processo de compra, os visitantes se tornam prospects e depois clientes.

A coleção dessas etapas, de acordo com a faculdade de vendas e marketing, é chamada de funil de vendas. Assim como você sabe exatamente o caminho para onde começa e onde chega, é um caminho com um objetivo final muito claro: captar clientes em potencial, conduzi-los pela fase de compra, até que se tornem um cliente modelo para a empresa.

Além de abrir caminho com o material vinculado, o funil ajuda a resolver os problemas do cliente em todas as etapas.

Como gerenciar clientes em potencial?

Ter um grande número de leads não é suficiente para fechar muitos negócios. Na verdade, é preciso materializar e direcionar o conteúdo da maneira correta. Portanto, gerenciar o caminho de cada lead é fundamental para alcançar uma maior eficiência de vendas.

E para isso, buscar por gestão comercial ead melhores faculdades, pode ser muito importante para alavancar seu negócio.

Bombardear potenciais compradores com ofertas diretas resultará em ofertas simplesmente ignoradas. Isso porque, inicialmente, a maioria dos clientes em potencial não está interessada em comprar.

Dessa forma, identificar o estágio de maturidade de um lead e ajustar o que será oferecido é uma tarefa essencial para facilitar o processo de vendas.

Afinal, com conhecimento, os clientes em potencial podem identificar necessidades, identificar soluções e, então, considerar a compra do produto ou serviço da sua empresa.

Para gerenciar leads, as etapas a seguir devem ser seguidas:

  1. Pesquise os visitantes do seu site

Primeiro, para gerenciar leads de maneira eficaz, você precisa conhecê-los muito bem. Você deve ter informações relevantes para projetar uma boa estratégia de comunicação e fornecer conteúdo relevante.

Observar materiais utilizados, caminhos entre conteúdos, dados fornecidos, perfis de visitantes, etc. Isso pode ser alcançado usando boas ferramentas de gestão.

  1. Identificar clientes em potencial

Infelizmente, mesmo que um visitante procure o site da sua empresa e esteja disposto a fornecer seus dados, não há garantia de que ele se tornará cliente, ou mesmo que voltará para consumir outros conteúdos.

Por isso, antes de comemorar o número de leads e oportunidades geradas para a equipe comercial, é preciso criar um processo de classificação.

  1. Forneça materiais relevantes

Esta etapa inclui o fornecimento de conteúdo apropriado. Basicamente, resume-se a enviar aos leitores mensagens cada vez mais instrutivas, tendo em conta os seus interesses. É necessário tornar seu conteúdo mais específico ao longo do processo para esclarecer qualquer dúvida e convencer a pessoa a fechar o negócio com naturalidade.

Dessa forma, os consumidores que não estão prontos para comprar podem amadurecer seu nível de conhecimento com informações para identificar possíveis necessidades e como a empresa pode ajudá-los.

Esse processo pode ser mais lento no funil de vendas. No entanto, projetar essas estratégias de conteúdo para cada etapa da jornada definitivamente ajudará a aumentar suas taxas de conversão.

A parte superior do funil pode conter materiais que expliquem o problema do cliente e o levem para a próxima etapa, o meio do funil, que se especializará em soluções para determinado problema.

Dessa forma, quando os clientes estiverem prontos, eles poderão chegar ao fundo do funil e seu departamento de vendas entrará em ação!

Os clientes em potencial na parte inferior do funil podem obter uma abordagem mais direta, como um telefonema.

  1. Escolha o cliente mais provável

Após a fase de qualificação e nutrição, o departamento de vendas poderá trabalhar com mais eficiência, pois uma compreensão mais profunda do prospect ajuda a identificar clientes em potencial com maiores oportunidades de compra.

Com isso, as equipes de vendas podem focar nos leads mais interessados ​​e aumentar o número de métodos de conversão, aumentando a produtividade e a lucratividade da empresa.

Ao final, todo o processo deve sempre ser reavaliado, estratégias discutidas e planos ajustados para resultados cada vez melhores.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.