Co-marketing: descubra como implementar essa estratégia em sua empresa

o que é co-marketing

Co-marketing: descubra como implementar essa estratégia em sua empresa

As estratégias de comunicação, especialmente relacionadas à publicidade, tem produzido novos meios de divulgação, e se questionar sobre o que é co-marketing, te mostrará sobre esse formato de parcerias comerciais em empresas que se complementam.

Não se trata de inovar algo que já existe há muito tempo, mas produzir soluções que possam ser colocadas em prática em um mundo moderno, tendo em vista toda a tecnologia disponível para a sociedade.

Isso inclui as mudanças implementadas nos hábitos e costumes dos consumidores, e como as empresas podem se unir para empregar táticas inteligentes e criativas para atrair e converter leads em clientes. 

Quando se trata de co-marketing, a ideia principal é reunir empresas em formato de parcerias, que trabalham em um mesmo segmento, com um público-alvo específico, mas que não sejam concorrentes diretas.

Para que fazer esse marketing de parceria?

Os empreendedores podem ficar receosos em um primeiro momento, mas o co-marketing, ou marketing de parceria, como também pode ser denominado, pode apresentar diversos benefícios, entre os quais:

  • Acordo de licenciamento global;
  • Patrocínio de eventos;
  • Posicionamento da marca no mercado;
  • Vendas de forma complementar.

Uma campanha publicitária que une duas marcas com um mesmo propósito demonstra uma parceria atraente não só para as empresas envolvidas, mas também para os consumidores. 

Como iniciar uma parceria no formato co-marketing?

O planejamento da campanha publicitária que envolve o Marketing Digital pode estipular um formato que seja adequado para duas empresas distintas, com metas e objetivos traçados para serem alcançados em forma de parceria. 

Assim, o co-marketing é produzido a partir de ideias que sejam aplicadas a ambas as empresas, de maneira contínua, dentro de um prazo adequado para alcançar o maior número possível de consumidores. 

Isso requer criatividade e imaginação que envolve as diferentes mídias que podem ser ajustadas para cada ação proposta no mundo virtual. 

Dessa maneira, é possível adequar como as marcas se apresentam, e quais os benefícios que podem ser potencializados quando duas empresas trabalham em conjunto. 

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Complementação do marketing de conteúdo 

Cada estratégia deve ser pensada de forma que seja benéfica para ambas as parceiras. Nesse ponto, o marketing de conteúdo deve ser aplicado para que as duas marcas sejam apontadas como autoridades em um assunto específico.

Tome por exemplo uma academia de musculação e ginástica trabalhando em conjunto com uma fornecedora de suplementos alimentares.

Ambas possuem interesse no mesmo tipo de consumidor, que buscam uma vida mais saudável, porém os produtos e serviços são completamente diferentes. 

Isso torna a parceria um sucesso, e a divulgação a partir do co-marketing pode ser por matérias produzidas dentro da academia, com a indicação dos suplementos mais indicados para cada tipo de pessoa e toda a estrutura muscular do corpo. 

O marketing de conteúdo funciona para atrair novos leads, e deve ser proposto para aplicação em diferentes plataformas digitais, como anunciar no Google Ads para o ranqueamento dos sites aumentar.

Com isso, é possível produzir diferentes materiais, em formatos distintos como textos e artigos, vídeos institucionais e podcasts com entrevistas e depoimentos de clientes satisfeitos. 

Troca de postagens entre redes sociais

O co-marketing permite o emprego de link building em postagens nas redes sociais, direcionando para uma página em que se investe no Instagram Ads, e assim direcionar o usuário dessa rede social para a página da empresa que mais interessa. 

O compartilhamento de uma postagem pode ser um reforço para aumentar o tráfego nas páginas corporativas, ou então na loja virtual ao qual o link está estabelecido. 

Entretanto, é importante conhecer o público que utiliza cada rede social, pois há perfis diferentes para cada plataforma digital, e nem sempre elas acompanham todas ao mesmo tempo, sempre. 

Por isso é importante saber como funciona o Facebook Ads e qual a melhor maneira de investir parte do orçamento da campanha publicitária para que possa alcançar o maior número de usuários possível.

Conclusão

O co-marketing deve ser levado em consideração dentro do planejamento de uma campanha publicitária, inclusive quando se trata de outbound marketing, em que estabelecimentos comerciais cedem um espaço para as marcas colocarem os produtos em exposição.

Logo, a atração de consumidores ocorre de maneira mais natural e orgânica, diminuindo a desconfiança quanto a uma marca, um produto ou serviço. 

Tudo isso de acordo com a parceria firmada com uma empresa e o quanto ela é reconhecida pela qualidade e eficiência.

Enfim, o co-marketing deve ser explorado ao máximo sempre que uma oportunidade se apresenta, pois fica mais fácil alcançar um número de clientes de maneira considerável.