Conheça 5 informações que você deveria saber sobre empréstimo pessoal

Conheça 5 informações que você deveria saber sobre empréstimo pessoal

Por conta desse momento econômico, com grandes transformações e, ainda, em leve recuperação, muitos brasileiros estão solicitando empréstimos para conseguir quitar as contas do dia a dia. Seja para pagar o financiamento da casa ou até mesmo gastos com alimentação.

Caso você se identifique com essas questões ou precise recorrer a um empréstimo em algum momento, é importante estar por dentro de tudo que está envolvido quando falamos em crédito. 

Afinal, é através do desconhecimento que muita gente acaba cometendo excessos e erros, virando uma bola de neve sem fim. 

Então, se você quer saber mais sobre empréstimo, basta continuar lendo esse artigo! Preparamos 5 dicas que você deveria saber sobre empréstimo. Vamos lá?
 

Mas afinal, o que é o empréstimo?

Um empréstimo é uma firmação de contrato entre um solicitante (cliente) e uma instituição financeira. O contratante do empréstimo recebe uma quantia de dinheiro que deverá ser devolvida à instituição financeira em um prazo determinado, com juros acrescentados e previamente combinados. 

É importante destacar que os recursos obtidos no empréstimo não têm um destino específico obrigatório. 

Veja 5 coisas para saber sobre empréstimo

Conseguir um empréstimo em um momento de aperto na vida pode ser um salvador na vida financeira de qualquer pessoa. 

Exatamente por poder fazer diferença e não virar “algo pior que a encomenda”, separamos 5 coisas que vão te ajudar antes de solicitar o empréstimo:

  • Saber a diferença entre empréstimo e financiamento;
  • Existem inúmeras modalidades de empréstimo;
  • As taxas também são diversas;
  • Você pode solicitar um empréstimo sem sair de casa;
  • Seja cuidadoso ao solicitar um empréstimo.

Empréstimo não é o mesmo que financiamento

É importante destacar que o empréstimo não é o mesmo que um financiamento. Um financiamento tem seu valor liberado e encaminhado direto para quem fez a venda. 

Já com relação ao empréstimo, o dinheiro é dado para quem solicitou o crédito. Além disso, os prazos de pagamento entre as duas modalidades também são diferentes. 

Existem diversas modalidades no mercado

São inúmeras modalidades de empréstimo conforme abaixo:

  • Empréstimo com garantia: pode ser de imóvel ou veículo e tem a possibilidade de você colocar o seu bem como garantia de quitação do empréstimo. Uma das grandes vantagens dessa modalidade é que as taxas de juros são mais baixas, afinal o risco de inadimplência é menor do que no empréstimo pessoal, por exemplo;
  • Empréstimo pessoal: é o tipo mais conhecido das modalidades. As taxas de juros do empréstimo variam de acordo com a instituição financeira, a garantia oferecida e, sem esquecer, os níveis burocráticos;
  • Empréstimo para MEI: para conseguir solicitar o valor é importante comprovar que o dinheiro será usado em benefício único e exclusivo da microempresa. Os pré-requisitos são documentos pessoais, comprovante de renda e o plano de investimento;
  • Empréstimo para autônomo: para quem não possui registro em carteira, algumas instituições financeiras têm uma solução diferenciada. Elas usam a movimentação bancária, já que a partir dela é possível fazer uma análise da renda do tomador do empréstimo.


As taxas de juros podem variar

Nem todas as taxas de juros são iguais. Assim como as modalidades são inúmeras, as taxas também variam dependendo da garantia oferecida pelo solicitante, do tempo em que o empréstimo será quitado, além do momento (tempo) em que o crédito foi contratado. Podem também ser influenciadas em função da organização financeira que você escolher. 

É possível ser feito totalmente online

Com toda segurança, comodidade e conforto da sua casa, é possível contratar um empréstimo através de uma organização financeira online

Basta apenas ter um computador e acesso à internet, que tomando os cuidados necessários, você consegue escolher o empréstimo que mais tem a ver com o seu perfil financeiro.

É preciso tomar muito cuidado com golpes

Infelizmente, ao fazer a contratação online, você deve ter alguns cuidados: 

  • Veja se a organização possui cadastro ativado no Bacen;
  • Nunca adiante nenhum dinheiro sem ter recebido o empréstimo;
  • Pesquise muito antes. Veja nas redes sociais o que as pessoas estão falando da instituição que você escolher;
  • Confirme se o site da fintech possui certificado de segurança.

Entenda sua situação financeira

Observe que contrair um empréstimo é, muitas vezes, um compromisso financeiro necessário e que esse, a depender da maneira como é conduzido, pode ter impacto em seu orçamento ou até mesmo atrapalhar o bom andamento de seus negócios.

Por isso, compreender melhor a sua capacidade financeira em relação aos empréstimos obtidos te coloca em um patamar de segurança perante contratempos adicionais. 

Se possível, reserve um valor financeiro para quitar boa parte dessa contratação, a fim de quitar esse montante em um prazo e condições melhores.

Busque sempre por conhecimento

Ter conhecimento prévio sobre empréstimos te permite fazer escolhas seguras, não se envolver em enrascadas e, o melhor, manter a saúde financeira do seu dinheiro ou do empreendimento.

O que você considera mais relevante a respeito das 5 coisas a saber sobre empréstimo? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!