Em suma, aproximadamente 45% da população mundial sofre com problemas relacionados ao sono. Nesse sentido, a apneia é um dos distúrbios mais comuns entre os pacientes com dificuldades para dormir à noite, acometendo cerca de 30% da população adulta.
Felizmente, os truques contidos nesse artigo te ajudarão a amenizar os sintomas do ronco e, consequentemente, da apneia do sono.
Lembrando que essas dicas não substituem um tratamento completo, sendo necessário consultar seu médico caso os problemas persistam. Acompanhe
O que é a apneia do sono?
Antes de adentrarmos no tema principal do texto, primeiro, é preciso que você entenda o que é essa condição.
A apneia noturna, como também é conhecida, faz com que a respiração do indivíduo não se dê de forma natural. Ou seja, durante as noites de sono, é comum que o fluxo de respiração do enfermo pare por completo durante alguns segundos.
Esse tipo de situação provoca o despertar imediato, interferindo diretamente na qualidade do sono. Além disso, a apneia também é responsável pelo aumento do ronco, impossibilitando que outras pessoas ao redor do paciente consigam dormir bem.
A apneia do sono, quando não é tratada adequadamente, pode levar a problemas mais graves, como por exemplo arritmia e insuficiência cardíaca, diabetes, problemas de concentração, entre outros.
Combata a apneia do sono com 3 dicas simples
Bolinha de tênis
Quando o paciente decide dormir com a barriga para cima, os músculos da língua ficam mais relaxados e isso impede a passagem do ar pela garganta. Logo, uma dica é colocar uma bolinha de tênis nas costas, impedindo que você permaneça por muito tempo na posição decúbito dorsal.
Evite remédios para dormir
Como se sabe, os remédios para dormir, quando consumidos em excesso, podem trazer diversos problemas para a sua saúde. E, embora eles sejam bastante utilizados para tratar dos sintomas da apneia, em alguns casos, os efeitos causados podem ser negativos.
Isso porque esses remédios exercem forte influência no sistema nervoso central, fazendo com que seu corpo fique menos tensionado. Como consequência, os músculos da sua garganta também ficam mais relaxados, o que impede a passagem do ar e piora os sintomas da apneia.
Esteja sempre dentro do seu peso ideal
A princípio, para aqueles que sofrem de apneia do sono e estão acima do peso, perder alguns quilinhos pode ser um passo fundamental no tratamento da doença. Em síntese, quanto menor a taxa de gordura no seu corpo, menor será a taxa de gordura nas suas vias aéreas, facilitando o fluxo de ar.
Quais os principais tratamentos para a apneia do sono?
Existem algumas opções de tratamentos para quem deseja se livrar, ou pelo menos controlar os sintomas da apneia noturna. Entretanto, para saber qual o melhor procedimento para o seu caso, o ideal é procurar um otorrinolaringologista.
A seguir, confira as 3 alternativas mais comuns:
Novos hábitos
Se o seu quadro for leve, mudanças simples na sua rotina podem te ajudar a dormir melhor, como por exemplo evitar o tabaco e consumir menos calorias.
Conforme vimos no tópico anterior, o excesso de peso exerce forte influência no aparecimento da apneia. Da mesma forma, o tabagismo pode causar infecções na suas vias respiratórias, tornando mais difícil a passagem do ar.
Cirurgia
A cirurgia só é indicada caso nenhuma das opções recomendadas pelo otorrino tenha surtido efeito. Atualmente, você pode encontrar diversos procedimentos cirúrgicos que ajudam a corrigir esse problema, dentre os mais requisitados, podemos citar:
- Cirurgia na musculatura da garganta;
- Procedimentos nasais;
- Reposicionamento do queixo.
CPAP
Em suma, o CPAP consiste num aparelho que leva ar até os pulmões através de uma máscara de oxigênio. Essa máscara pode ser acoplada no nariz ou na boca – dependendo do modelo – e precisa ser colocada sempre que o paciente for dormir. É o tratamento mais indicado para quem sofre de apneia do sono, sendo indicado para casos moderados e graves.
Por último, saiba que o CPAP aluguel é uma ótima opção para combater os sintomas da apneia, sem que seja necessário adquirir o aparelho em definitivo.
Nesse sentido, a Physical Care é uma empresa especializada no aluguel de aparelhos que ajudam no tratamento de distúrbios do sono, como CPAP, BIPAP, umidificadores, concentradores de oxigênio e outros.
Para mais informações, acesse o site da Physical Care agora mesmo e fale com um de nossos especialistas.