Quem vive em condomínio sabe que problemas no sistema de encanamento podem ser um verdadeiro incômodo. Entupimentos, vazamentos e outros contratempos podem causar transtornos e prejuízos para todos os moradores. Mas, afinal, quais são os principais problemas de encanamento em condomínios e como resolvê-los de forma eficiente? Quem deve solucionar esse problemas com encanamentos em condomínios?
Neste post, vamos falar sobre essas questões e apresentar dicas para evitar esses contratempos em seu condomínio.
Como é o encanamento de um condomínio?
Antes de falarmos sobre os problemas, é importante entender como funciona o encanamento do condomínio.
Em geral, os prédios são abastecidos por duas redes de encanamento: uma horizontal, destinada ao encanamento das unidades individuais (apartamentos), e outra vertical, que abastece o encanamento do condomínio como um todo e também conduz o esgoto para o local adequado.
Cada morador é responsável pelo encanamento de sua unidade, enquanto a manutenção e responsabilidade pela rede vertical são do condomínio.
Quais os principais problemas de encanamento em condomínios?
Os problemas mais comuns de encanamento em condomínios incluem entupimentos e vazamentos.
O entupimento pode ocorrer tanto na tubulação horizontal, nas unidades individuais, quanto na vertical, comprometendo o funcionamento do sistema como um todo.
Já os vazamentos podem surgir nas áreas comuns, como teto do banheiro e ralos, e também nas unidades individuais, causando infiltrações e danos estruturais.
Assim sendo, a melhor forma de lidar com os problemas de encanamento é atuar na prevenção. O descarte inadequado de materiais pelos canos ainda é uma das principais causas de entupimentos nos condomínios.
Portanto, é fundamental orientar os moradores sobre o correto descarte de papel higiênico, absorventes e outros materiais que podem obstruir os canos.
Além disso, é importante evitar o descarte de óleo de cozinha na pia, direcionando-o para coleta especial, pois o óleo pode se acumular nos canos e causar entupimentos.
Como evitar problemas futuros?
Uma medida importante é realizar a manutenção preventiva em toda a rede de encanamento, tanto na vertical quanto na horizontal. E isso deve ser feito em consenso para que todos os apartamentos passem por uma boa manutenção.
A limpeza periódica dos ralos do condomínio, incluindo os das unidades individuais, ajuda a evitar entupimentos e vazamentos e pode ser realizada por uma empresa Curitiba encanadores.
O ideal é que essa limpeza seja feita pelo menos duas vezes por ano para garantir o bom funcionamento do sistema e economizar em possíveis atendimentos emergenciais, que costumam ser mais caros.
Quem assume a responsabilidade?
Ao identificar um problema de encanamento, é importante determinar de quem é a responsabilidade. Se o vazamento ou entupimento estiver na tubulação vertical, a responsabilidade é do condomínio, e o síndico deve contratar um prestador de serviço para resolver o problema.
Por isso, é importante que a manutenção preventiva esteja dentro do orçamento anual do condomínio, aprovado em assembleia pelos condôminos.
Por outro lado, se o problema estiver localizado em uma unidade individual, a responsabilidade é do condomínio.
Nesse caso, se um vazamento ocorrer no teto do banheiro, por exemplo, o morador do apartamento de cima será responsabilizado e cobrado pelo conserto.
Para evitar problemas de encanamento em condomínios, é fundamental atuar na prevenção, orientando os moradores sobre o correto descarte de materiais e realizando a manutenção preventiva periódica.
Além disso, é importante determinar a responsabilidade ao identificar um problema, garantindo uma solução rápida e eficiente.
Com essas dicas você pode evitar transtornos com entupimentos, vazamentos e outros problemas de encanamento em seu condomínio, proporcionando mais conforto e tranquilidade para todos os moradores.
Para garantir mais eficiência, não deixe de contar com profissionais especializados como um encanador em Curitiba para realizar a manutenção e os reparos necessários, garantindo um sistema de encanamento eficiente e em pleno funcionamento.