Por que os católicos acendem velas?

Por que os católicos acendem velas?

Uma das práticas cristãs mais antigas, aqui vemos a razão pela qual os católicos usam velas como símbolos e intenções de oração. E percebemos porque as velas de igreja estão sempre presentes.

Origens das velas em adoração litúrgica

O fogo e a luz sempre foram uma característica importante da adoração nas religiões cristã e judaica. Desde a época do Êxodo, ouvimos como as pessoas foram instruídas a “manter uma chama acesa perpetuamente” (Êxodo 27:19-20), como “incenso perpétuo diante do Senhor de geração em geração” (Êxodo 30:7-8) e como um “suporte de lâmpada na Tenda da Reunião… configurado diante do Senhor como Ele comandou Moisés” (Êxodo 40:24-25).

Vemos aqui que o antigo povo judeu usou um fogo perpétuo para ser duas coisas importantes: um ato constante de devoção, e um símbolo de um espaço sagrado onde Deus habita. Esta prática é mais claramente vista sendo continuada pelo tabernáculo em cada igreja.

O tabernáculo, que é o latim para “tenda”, é onde o corpo e o sangue de Cristo são mantidos entre as missas. Assim como nos tempos antigos, uma vela é mantida perpetuamente acesa ao seu lado pelas mesmas razões praticadas naquela época; Deus está fisicamente conosco dentro da “tenda” e queremos perpetuá-lo.

Simbolismo adicional do Novo Testamento

Esta sendo a base, a vinda de Cristo adicionou mais dimensões ao nosso uso de velas. Em João 8:12, Jesus diz sobre si mesmo: “Eu sou a Luz do mundo; aquele que me segue não caminhará na escuridão, mas terá luz e vida”.

Os primeiros cristãos, que já viam acender velas como um ato de adoração e devoção, começaram a ver também a vela como um símbolo de comunhão com Cristo e um símbolo dele e seu amor na escuridão.

À medida que a liturgia tomava forma, as velas se tornaram um símbolo crucial em muitos dos sacramentos. Enquanto as razões para isso estão agora cobertas pela leitura das seguintes escrituras, você pode ver como o uso católico de velas na liturgia tem uma base bíblica muito forte.

Então por que os católicos acendem velas em estátuas e ícones?

Com nossa compreensão de acender velas agora como um ato de devoção, um símbolo da presença de Deus e da comunhão com ele através de Jesus, os primeiros cristãos começaram a colocar velas nos túmulos dos mártires nas catacumbas.

Eles fizeram isso porque entendiam que o mártir era uma pessoa que, agora certamente no céu, estava em completa comunhão com Deus. Como católicos, acreditamos que são apenas aqueles no inferno que estão verdadeiramente mortos e que aqueles no céu especialmente estão vivendo em uma realidade maior (João 3:16).

Sendo assim, pedimos a essa pessoa em plena comunhão com Cristo que reze por nós da mesma forma que pediríamos a um amigo querido e próximo. Devido à sua completa comunhão com Deus, suas interseções são especialmente úteis.

Ao acender uma vela diante de uma relíquia, estátua ou ícone estamos dizendo que Deus reside plenamente dentro dessa pessoa, a pessoa está em plena comunhão com Deus e que essa pessoa está dando glória perpétua a Deus. Os católicos praticam isso não para honrar a imagem em si, mas sim para aquele que ela realmente representa.

Quando pedimos a este santo que reze com e para nós, esta luz, enquanto é mantida acesa, também mostra nosso desejo de permanecer na presença de Deus enquanto passamos por nossos deveres diários em casa e no local de trabalho.

Por último, quando as velas são acesas diante da imagem de Cristo, é feito para mostrar nossa reverência a Aquele que merece nossa adoração e ação de graças e que sozinho pode perdoar nossos pecados e nos trazer de volta a uma relação mais profunda com Ele.

Somente quando as velas são acesas diante de imagens de Deus estão sendo usadas para adoração da figura retratada.