Crescer no mercado e obter mais lucros é o desejo de muitas empresas, que se torna possível através da gamificação em vendas. Com ela, a empresa pode vender em mais escalas, pois o processo possibilita que a equiaumpe execute as respectivas tarefas solicitadas de maneira consistente e dentro do prazo.
Entretanto, é necessário saber exatamente de que formas aplicá-la na sua companhia para não lidar com erros futuros. Afinal, ocorrem confusões a respeito deste conceito que é associado a um momento de lazer e diversão, quando a sua principal função é garantir que o time tenha um desempenho melhor em suas funções.
O que é gamificação?
A gamificação é a união de técnicas lúdicas e dinâmicas que, quando são aplicadas em uma empresa, proporcionam mais engajamento e foco dos colaboradores. É uma maneira eficiente de ensinar mais a respeito de uma função, engajando os vendedores em seus objetivos ou em serviços específicos.
Grande parte do conteúdo é educativo, e permite que a sua equipe entenda os conceitos de maneira prática, ao mesmo tempo que exercitam o conhecimento através da ludicidade. É uma forma de você entender quem sente dúvidas para aplicar novos ensinamentos e garantir que todos estejam devidamente alinhados com os serviços da companhia.
Benefícios da gamificação em vendas
O grupo se sente mais disposto para trabalhar, pois há maior organização e foco sobre o que precisa ser feito. Inclusive, é possível também fornecer feedbacks com mais frequência aos funcionários através dos resultados verificados na plataforma de gamificação.
Você tem mais facilidade em reter potenciais talentos para a sua companhia, pois demonstram maior experiência sobre os produtos disponíveis. Deste modo, torna-se possível desenvolver bons planos de carreira e salários equivalentes aos conhecimentos dos nomes que mais se destacaram. Ainda, a gamificação pode proporcionar outros benefícios, que incluem:
- Aumento de engajamento;
- Obtenção de dados relevantes sobre os colaboradores;
- Treinamentos desenvolvidos com base nas dúvidas da equipe;
- Aprimoramento de habilidades;
- Feedback frequente.
É fundamental que os funcionários recebam frequentemente os feedbacks para entenderem onde estão acertando ou errando. Com as informações fornecidas, o profissional entende melhor a falha e analisa quais maneiras melhorar a fim de garantir que o problema não se repita.
Por que utilizar gamificação em vendas?
Ao utilizar a gamificação em vendas, você proporciona senso de determinação, superação, motivação, maior engajamento, foco e colaboração. Os funcionários ficam mais confiantes porque detém de um conhecimento abrangente e sabem como se relacionar adequadamente com os clientes e potenciais leads.
Além disso, saiba que a autoavaliação e evolução são duas características indispensáveis que se tornam frequentes na rotina dos funcionários. Isto permite que eles sempre analisem os erros cometidos e procurem observar que tipos de caminho seguir para acertar.
Como implementar gamificação nas vendas?
Com a plataforma de gamificação da Gamefic, que oferece recursos inteligentes para o acompanhamento ser feito em tempo real. Isto é, você pode verificar o ranking dos funcionários através do aplicativo em seu celular e analisar que nomes precisam de outros treinamentos.
Para trabalhar adequadamente com a gamificação em vendas, é necessário ter atenção quanto ao objetivo que precisa ser cumprido, além de ter atenção quanto ao uso. Afinal, a intenção é garantir que os profissionais aprendam adequadamente determinadas funções e aprimorem suas habilidades através de técnicas lúdicas.
Exemplos de gamificação em vendas
Aplique a gamificação para vendas em reuniões, em que a equipe se reúne com os celulares em mãos a fim de participar da dinâmica de perguntas e respostas. Com o tempo cronometrando, os profissionais precisam apertar a questão certa, caso queiram acumular pontos e vencer.
Ao invés de aplicar palestras frequentemente na gamificação em vendas, use a plataforma Gamefic para realizar uma disputa com os colaboradores e escolher qual o tema para o dia. O vencedor recebe uma recompensa em dinheiro ou um item na loja de recompensas que pode ser trocado.
Para a companhia crescer e conquistar seu merecido espaço no mercado, há a necessidade de atribuir as técnicas em seu negócio. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais empolgados, focados e devidamente estimulados a realizarem suas atividades porque têm confiança e maior segurança no que devem fazer!