É possível passar no ENEM estudando sozinho?

Será que é possível estudar sozinho?

Se você é uma pessoa com bastante disciplina e foco, é possível estudar para o ENEM sozinho e ter um bom desempenho na prova.

Por outro lado, se você não tem o hábito de estudar, é possível criar essa rotina e se tornar um estudante melhor.

Vantagens de estudar sozinho para o ENEM

Estudar sozinho pode ser um caminho para quem não tem tempo ou recursos financeiros para frequentar um cursinho pré-vestibular, e esse método de estudo pode ser muito positivo, se for feito com empenho e dedicação.

Sendo assim, estudar sozinho oferece mais flexibilidade de tempo, já que você tem a liberdade de criar o seu próprio cronograma de estudos, adaptando-o conforme as suas necessidades, permitindo que você se dedique mais às disciplinas difíceis.

Além disso, estudar sozinho pode ser uma excelente maneira de desenvolver a autonomia e a autodisciplina, já que você será responsável pelo seu próprio progresso e a gerenciar seu tempo de maneira eficaz.

Por último, estudar sozinho permite que você crie um plano de estudos personalizado para você, usando seus métodos e preferências, inclusive de dias das semana e horários.

Desafios de estudar sozinho para o ENEM

Apesar das inúmeras vantagens, estudar sozinho também tem os seus desafios, principalmente relacionado à falta de orientação de um professor para guiar os seus estudos e se você não conseguir se organizar, pode ser que você deixe para trás matérias e conceitos importantes.

Além disso, manter a motivação ao longo dos dias e das semanas, pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se você não tem a disciplina de estudar sozinho, já que sem ter contato com outros colegas e um ambiente de estudo adequado, pode ser fácil perder o foco e procrastinar tarefas.

Outro ponto importante, é que estudar sozinho também pode ser difícil avaliar claramente o progresso feito, resultando em lacunas no conhecimento que podem prejudicar o seu desempenho nas provas.

Por último, a falta de interação com outras pessoas pode desanimar e limitar as oportunidades de criar grupos de estudo e trocar experiências.

Como criar um plano de estudo para o ENEM?

Já tem um plano de estudo para o ENEM?

Estudar sozinho sem planejamento, não é uma boa ideia, é por isso que você precisa criar um plano de estudos para o ENEM.

Sendo assim, antes mesmo de sentar para estudar, é preciso criar metas claras, planejando as atividades e as matérias que deverão ser estudadas em cada dia da semana e quanto tempo você pretende se dedicar a elas.

Além disso, é importante ter uma visão clara dessa organização, seja colocando em uma agenda, calendário de parede ou usando recursos e aplicativos on-line para se organizar.

Por último, avalie se você inclui todas as matérias nos estudos, incluindo um tempo para estudar e realizar as redações.

Definição de metas claras

Comece definindo metas claras e alcançáveis.

É importante estabelecer bem essas metas para não se cobrar em excesso, e nem esperar por resultados inalcançáveis, ou seja, metas irreais geram frustração e são desmotivadoras.

Por isso, estabeleça metas possíveis, pontuando os objetivos que você deseja alcançar em cada sessão de estudos, por exemplo, definindo ler um capítulo de um livro, ou resolver 20 exercícios de matemática, ou até estudar e escrever três redações por semana.

Por último, no fim de cada semana, ou de cada mês, é importante medir o seu progresso baseado nas metas que você criou e ajustar o seu cronograma, sempre que for necessário.

Organização semanal e mensal

Crie um cronograma semanal e mensal que inclua todas as disciplinas do ENEM.

O seu plano de estudo para o ENEM precisa conter todas as matérias e livros que ele exige no exame.

Sendo assim, é importante dividir o seu tempo para garantir que você consiga abranger todas essas áreas do conhecimento.

Além disso, reserve também um tempo por semana para revisar tudo o que você está estudando, bem como, um tempo para colocar tudo o que você está aprendendo em prática, realizando simulados.

Inclusão de todas as disciplinas

Não deixei nenhuma disciplina de fora!

Quando você estiver montando o seu plano de estudos para o ENEM, é importante garantir que todas as áreas do conhecimento estejam presentes.

Assim, verifique se o seu plano de estudos contém: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

Não negligencie nenhuma área, mesmo aquelas em que você se sente mais confiante.

Recursos on-line para complementar seus estudos

A internet e os recursos tecnológicos estão aqui para serem usados!

Sendo assim, um ótimo recurso para quem está estudando sozinho são as tecnologias disponíveis na internet.

Há vários aplicativos, sites e plataformas, especializadas em cursinhos pré-vestibulares, que possuem, simulados, análises de questões antigas, resumos de conteúdos, mapas mentais e até correção de redação on-line por meio da Inteligência Artificial.

Vídeo aulas e tutoriais

Com o YouTube e os Podcasts é possível encontrar um material de apoio muito rico para complementar o seu plano de estudos para o ENEM.

Há vários criadores de conteúdos que são professores, escritores, estudantes e até ex-candidatos do ENEM que conseguiram um ótimo desempenho nas últimas provas que dão dicas sobre como estudar melhor, o que estudar e como ir bem no ENEM.

Assim, basta procurar esses canais e assistir aos vídeos, complementando os estudos.

Além disso, há muitas videoaulas no YouTube sobre temas complexos, como biologia, física, história e atualidades, que utilizando recursos visuais, conseguem explicar esses conceitos mais complexos de uma maneira mais simples, facilitando o entendimento e aprendizagem.

Essas ferramentas são excelentes para reforçar conceitos e aprender de maneira visual e interativa.

Plataformas de correção de redações

A redação é uma das partes mais importante, já que ela vale mil pontos na prova, então você precisa incluir isso no seu plano de estudos para o ENEM.

Há algumas plataformas na internet que possibilitam a correção das redações usando a inteligência artificial, que além de entregarem um feedback imediato, elas também conseguem pontuar os problemas no texto, bem como os erros recorrentes.

Essas plataformas são extremamente importantes para quem está estudando sozinho, já que esses alunos precisam de alguém para corrigir as redações.

Dessa forma, usando o recurso de correção nessas plataformas, os candidatos têm a oportunidade de aprimorar significativamente suas habilidades de escrita e, consequentemente, aumentar suas chances de obter uma pontuação alta na redação do ENEM.

Aplicativos de estudo e planejamento

Para quem prefere se organizar de maneira digital, existem várias ferramentas e aplicativos que podem ser usados para garantir a eficiência nos estudos.

O Notion, é um dos aplicativos mais versáteis que existe, já que há vários templates disponíveis gratuitamente na internet e pode ser personalizado da maneira que você quiser.

Com ele é possível criar tarefas, armazenar informações e criar um cronograma de estudos de maneira gratuita.

Além dele, há outros aplicativos e ferramentas disponíveis como Trello, Google Agenda, Google Keep e Evernote que também são ótimos para organizar seu plano de estudos e manter o controle de suas metas.

Portanto, usando essas dicas e ferramentas, é possível ter um bom desempenho no ENEM, mesmo estudando sozinho, desde que você esteja disposto a enfrentar os desafios e aproveite as vantagens dessa modalidade de estudo.

Com um plano de estudo bem estruturado, metas claras e o uso inteligente de recursos on-line, você pode se preparar de maneira eficaz e alcançar uma boa nota no exame.