Diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico

Diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico

Saiba diferenciar as duas estratégias para escolher a melhor para o seu negócio!

Quando o assunto é marketing digital, existem diversas estratégias diferentes para crescer online e tornar seu negócio conhecido. Dentre todas elas, existem duas em especial que são focadas na quantidade de tráfego que você recebe.

O tráfego no meio digital indica a quantidade de acessos que seu site recebe, e eles podem vir de duas origens diferentes: o tráfego pago e o orgânico.

Saber diferenciar os dois tipos é essencial se você quer aplicar as estratégias certas para atingir seu objetivo de aumentar tráfego orgânico ou pago.

Para isso, separamos abaixo as principais diferenças entre elas para você analisar qual das duas é a melhor opção para seu negócio.

 

O que é tráfego pago?

Como o próprio nome indica, o tráfego pago é quando você precisa pagar para receber visitas em seu site. Ele é feito a partir de anúncios que são configurados para aparecer conforme as palavras-chave utilizadas na pesquisa e o perfil do usuário. Esses anúncios podem aparecer:

 

  • Em resultados de pesquisa de buscadores como o Google;
  • Nos sites e blogs na parte lateral ou no topo;
  • Em locais específicos, como vídeos do Youtube ou no Google Shopping.

 

Para criar esses anúncios, os buscadores disponibilizam plataformas específicas onde você pode pesquisar as palavras-chave que seu anúncio aparecerá e configurar o tipo de público que deve ser impactado pelo anúncio.

 

Uma grande vantagem de trabalhar com o tráfego pago, é que é possível alcançar muitas pessoas de forma objetiva. No entanto, esses acessos só acontecem enquanto você estiver pagando para o anúncio continuar ativo.

 

O que é tráfego orgânico?

Já o tráfego orgânico é uma forma gratuita e natural das pessoas visitarem o seu site. Nesse modelo, o seu público também encontra seu negócio a partir de pesquisas em mecanismos de buscas.

Os sites que estão melhor posicionados nos resultados e que aparecem de preferência na primeira página são os que conseguem mais acessos a partir do tráfego orgânico.

Para que o seu site fique bem posicionado nos mecanismos de buscas, é necessário trabalhar com estratégias de marketing de conteúdo aliadas a boas práticas de SEO. Essa sigla é definida como Search Engine Optimization que significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Com essa estratégia, é possível aplicar determinadas medidas que façam seu site ranquear melhor nos resultados de buscas. Assim, você é facilmente encontrado pelo seu público de forma orgânica sem precisar pagar.

A parte positiva de trabalhar com o tráfego orgânico é que com ele você consegue criar uma autoridade maior e mais consolidada para a sua empresa, gerando leads de forma contínua. Por outro lado, é necessário aplicar a estratégia por um tempo até atingir este patamar.

 

Quais as principais diferenças entre eles?

Pelas descrições de cada uma já é possível perceber que a principal diferença está no custo. Enquanto uma delas precisa pagar para receber visitas, na outra isso acontece de forma natural.

 

Esse custo também acaba refletindo no custo por lead gerado que a empresa tem. Quando são originados do tráfego pago costumam ter um valor maior do que aqueles gerados de forma orgânica.

 

Mas o custo não é o único fator que diferencia as duas formas de gerar tráfego para o seu site. A seguir listamos mais algumas diferenças que as estratégias têm entre elas.

 

Tempo

O tráfego pago é uma estratégia que consegue gerar mais leads por menor tempo. Ao ativar o seu anúncio, ele já estará aparecendo para seu público que poderá clicar e acessar seu site.

 

Por outro lado, o tráfego orgânico precisa de um tempo para se consolidar, fazendo com que seus resultados sejam observados no longo prazo.

 

Espaço

Todos sabemos que no mundo digital é sempre importante ter o seu próprio canal onde seus clientes encontram você. Com o tráfego orgânico é possível construir seu espaço nos primeiros resultados de buscas e ficar nessa posição por um tempo.

 

Em contrapartida, quando você investe em tráfego pago você está alugando um espaço na primeira página dos resultados de busca, e só ficará nesta posição enquanto estiver pagando para isso.

 

Geração de lead

A última grande diferença entre os dois tipos de tráfegos está na geração de leads. No tráfego pago eles são gerados somente nos momentos em que o anúncio está ativo. Quando você o desativa, a geração de leads acaba.

 

Já com o tráfego orgânico a situação é diferente. Por mais que ele demore um pouco para gerar leads, quando isso começa a acontecer você consegue gerar leads de forma contínua, sem precisar investir mais dinheiro ou produzir novos conteúdos para isso.