Por mais que seja bastante comum, a dermatite atópica canina ainda deixa tutores e pais de pet bastante bem preocupados. Afinal, logo quando o cachorrinho começa a se coçar com frequência, é muito comum pensarmos em várias hipóteses e, quando se recebe o diagnóstico, muitos acham que é algo mais grave – e, até mesmo, transmissível aos humanos.
No entanto, a dermatite atópica canina é algo simples de ser resolvido! E essa dúvida, muito comum, também é fácil de ser respondida. Para isso, nossa equipe da Drogavet separou um conteúdo informativo rico para lhe deixar atualizado sobre essa condição – confira!
O que é a dermatite atópica canina?
A dermatite atópica canina, também conhecida como eczema atópico canino, é definida como uma condição dermatológica crônica que afeta os cãezinhos, de origem alérgica e inflamatória. Ou seja, é uma resposta inflamatória da pele diante de alérgenos do ambiente, como pólen, ácaros, mofo e outros irritantes.
Ainda, é estimado que ela esteja presente em aproximadamente 15% da população canina. Por fim, a dermatite atópica canina se trata da manifestação de uma predisposição genética do animal, de acordo com a sua raça.
Quais as causas da doença?
Essa é uma doença complexa e influenciada por vários fatores. Com isso, suas causas são o resultado de uma combinação de diferentes elementos genéticos e ambientais. Confira abaixo os principais:
- Predisposição genética;
- Reações alérgicas;
- Ambientes poluídos;
- Proteínas presentes em alguns alimentos;
- Estresse e ansiedade;
- Infecções secundárias;
- Fatores sazonais;
- Contato com irritantes;
- Fatores imunológicos e anti-inflamatórios.
Com uma equipe de especialistas em manipulados e tratamentos, a Drogavet está sempre pronta para oferecer o apoio ideal ao seu pet! Não deixe seu companheiro de quatro patas sofrer com a dermatite atópica – consulte nosso catálogo e dê o alívio e conforto necessário ao seu cãozinho!
Dermatite atópica canina passa para humanos?
A dermatite atópica canina não é diretamente transmitida de cães para humanos. No entanto, os alérgenos que desencadeiam essa doença em cães, como o pólen, ácaros e fungos, podem também afetar pessoas com predisposição genética aos processos alérgicos
Por exemplo, se alguém em sua família, especialmente crianças, têm uma predisposição a alergias, eles podem reagir aos mesmo alérgenos que afetam o seu cão. Porém, isso não significa que a dermatite atópica canina seja transmitida dos cãezinhos para os humanos.
Dermatite atópica canina tem cura?
A dermatite atópica canina não possui uma cura definitiva. Porém, é possível controlar e gerenciar os sintomas dessa doença com os manipulados presentes na Drogavet, de acordo com a prescrição do médico veterinário responsável pelo caso. O objetivo é proporcionar alívio à coceira e inflamação, de forma que melhora o bem-estar do cão.
Com os cuidados apropriados e as orientações do veterinário, muitos cães podem levar uma vida confortável e feliz – mesmo que tenham uma condição como essa. Por isso, é bastante importante destacar a importância do acompanhamento contínuo e personalizado para cada caso.
Como tratar a doença?
Apesar da dermatite atópica não possuir uma cura definitiva por ser uma condição crônica, ainda sim é possível lidar com os sintomas dessa condição através de um tratamento apropriado. Para isso, é realizado:
- Identificação e minimização da exposição à alérgenos;
- Uso de medicamentos para reduzir a irritação e a coceira;
- Terapias tópicas;
- Dietas especiais;
- Suplementos nutricionais;
- Controle de infecções secundárias;
- Ambiente confortável;
- Acompanhamento frequente com um veterinário;
- Acompanhamento nutricional;
- Alergênio-específica imunoterapia (ASIT);
- Monitoramento da condição.
Para encontrar os melhores produtos e orientações para o tratamento da dermatite atópica do seu cão, a Drogavet é uma farmácia líder em manipulados veterinários no Brasil.
Ao enfrentar a dermatite atópica canina, é crucial buscar orientação profissional para proporcionar ao seu companheiro fiel de quatro patas o melhor cuidado e conforto possível. Assim, ele poderá desfrutar de uma vida mais saudável e de bem-estar, sem o incômodo da coceira que essa condição pode causar.