Pagamentos eletrônicos por meio do sistema de pagamentos pix ou por meio de cartões, conquistam mais clientes e se tornam um impulsionador no seu esforço de marketing.
A movimentação de dinheiro pelo Brasil, sempre foi objeto de preocupação do serviço de segurança pública e dos empreendedores acostumados a criar estratégias de segurança em seus estabelecimentos comerciais, aceitar dinheiro é uma obrigação regulamentada em lei, mas com o avanço das redes de comunicações no Brasil e no mundo, cada vez mais os pagamentos eletrônicos são cada vez mais aceitos.
A forma de receber um pagamento acaba diferenciando as múltiplas propostas comerciais e selecionando o público, empresas que aceitam apenas pagamentos eletrônicos acabam atraindo os mais jovens e ricos, afinal é necessário que o consumidor já esteja usufruindo de uma estrutura de pagamento digital em seus dispositivos eletrônicos e também exige conexão com a rede de dados de alta velocidade.
Logo vai ficando mais claro que a forma de pagamento aceita se torna também uma estratégia de segmentação de público e peça da estratégia de marketing. Então as formas de pagamento segmentam o público e podem influenciar o resultado das vendas das empresas no final do mês.
A forma de pagamento oferecida, seleciona o público
O sistema de pagamento eletrônicos conhecido simplesmente como PIX é uma iniciativa do banco Central brasileiro para implantar os pagamentos digitais, que até o momento vem sendo bem aceito por alguns consumidores e empresários e como citado no parágrafo anterior, seleciona o público com mais acesso a rede de dados e conhecimento em tecnologias digitais, e por isto é mais utilizado nos grande centros urbanos.
O velho papel moeda, ainda é muito utilizado, por cerca de 55% das operações comerciais em território nacional justamente por este público que não está inserido na economia digital, estatística que poderá ser modificada com ampliação da rede de dados pelo Brasil. Os dados sobre como os brasileiros pagam pelas suas operações comerciais podem ser obtidos diretamente pelo site do banco central Brasileiro.
Selecionar um público alvo para o seu marketing, não é exatamente uma das tarefas mais fáceis na hora de lançar um proposta comercial, para ser eficiente a mensagem deve alcançar a pessoa certa na hora certa, e uma maneira de selecionar o cliente pode ser abordada na forma de pagamento ofertada, como citado anteriormente, o comércio é obrigado por lei a aceitar dinheiro, mas podemos induzir um comportamento de interesse no consumidor sugerindo uma opção de pagamento, com vantagens.
Por exemplo, em uma ação de vendas de um produto sabidamente caro, mas com um preço menor, para quem deseja comprá-lo utilizando o PIX, justamente é uma oferta desenhada para já têm celular, já têm plano de dados e já têm pix ativado, então acaba selecionando o público alvo e ampliando a eficiência da sua mensagem.
Ações semelhantes de marketing utilizando filtro por meio de pagamento ofertado são utilizadas com sucesso nas empresas de transportes de veículos, para dar um fechamento em vendas pendentes, quando o cliente pergunta quanto custa transportar um veículo de um estado para outro, o vendedor já responde, se pagar com PIX recebe um desconto adicional de 5%, vamos fechar agora?
Forma de pagamento: define o volume de vendas
Se o meio de pagamento eletrônico define o público, fica também subentendido que define o volume de vendas possível de ser alcançado. Imobiliárias em Goiânia também vêm se especializando em oferecer meios alternativos de pagamento também em suas ações de vendas e na gestão de clientes da carteira de alugueis.
No caso das imobiliárias é mais interessante promover pagamentos por débito em conta corrente, justamente por se tratar de um serviço de pagamento recorrente. Perceba leitor que a forma de pagamento também está relacionada com o produto da empresa, e suas estratégias de fidelidade.
Formas de pagamento, vantagens e desvantagens:
- PIX: Sistema de pagamento eletrônico que atende apenas clientes com smartphones, conectados de alguma maneira com a rede de dados brasileira.
- Vantagem: É mais seguro que dinheiro
- Desvantagem: Exige infraestrutura prévia do cliente.
- Débito automático em conta corrente: Sistema de agendamento de pagamento, em datas específicas, feito no banco onde o cliente possui conta
- Vantagem: Reduz muito questões relacionadas à inadimplência
- Desvantagem: Somente grandes empresas podem promover este tipo de cobrança automática
- DOC / TED: Sistema de pagamento eletrônico, feito sob demanda, com limites de valores e de prazos de efetivação
- Vantagem: É muito seguro, e pode transferir grandes somas
- Desvantagem: Pode levar até 24 horas até o recurso ser efetivado na conta do destinatário. Possui taxas de uso cobradas pelo banco
- Cartão de débito: Sistema de pagamento eletrônico, feito sob demanda, com apresentação de chave física (cartão) e/ou apresentação de chave digital por aproximação
- Vantagem: Uma chave física é apresentada no momento da conta, com aplicação de senha
- Desvantagem: Pode ser clonado e feitas compras fraudulentas, sem conhecimento do cliente.
- Cartão de crédito: Sistema de pagamento eletrônico a crédito, como se fosse um empréstimo feito na hora da compra
- Vantagem: Pode-se comprar um item caro, de forma parcelada
- Desvantagem: Toda compra com cartão de crédito possui juros embutidos.
Este post não pretende ser um guia completo de formas de pagamento disponíveis, a intenção é de entregar ao leitor uma noção de como a forma de pagamento é utilizada e a relação disso com uma proposta de marketing, às vezes você não está vendendo bem, justamente porque não estudou no detalhe esta relação.
Não adianta criar uma promoção com pagamento por um sistema eletrônico qualquer, se naquela região onde fica o ponto de vendas a cobertura de acesso a internet de alta velocidade é deficitária, da mesma forma não há metas de vendas que resista a uma proposta comercial, seja ela qual for, onde se aceita apenas como forma de pagamento dinheiro em espécie.
Ajuste hoje a sua forma de pagamento ao público que você pretende atingir, e tenha mais eficiência na suas iniciativas comerciais.