Segundo os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), seis em cada dez empresas brasileiras se dedicam a projetos sustentáveis.
Além disso, esses projetos têm atraído cada vez mais investidores, já que a “economia verde” é essencial para o país e para o mundo. Porém, para que esses projetos saiam do papel, é preciso que as empresas garantam a captação de recursos financeiros.
Importância da sustentabilidade nos negócios
Projetos sustentáveis são essenciais para os negócios, porque as empresas não só ajudam o meio ambiente, como também conseguem reduzir os custos operacionais a médio e longo prazo.
Empresas que aplicam a sustentabilidade nos negócios conseguem fortalecer a imagem da marca e a competitividade no mercado, além de aumentar a inovação e a criatividade da equipe, buscando sempre soluções sustentáveis para os desafios dos negócios.
Além disso, as empresas que desenvolvem projetos sustentáveis, também criam uma cultura de ética e responsabilidade com os colaboradores, clientes e parceiros de negócio.
Por último, a sustentabilidade dos negócios está em harmonia com as práticas do ESG, que envolve várias ações empresariais voltadas para a preservação do meio ambiente, bem como responsabilidade com a sociedade e a transparência empresarial.
Necessidade de financiamento para projetos sustentáveis
Qualquer projeto que uma empresa deseje colocar em prática, é necessário ter um bom capital, e, com os projetos sustentáveis, não é diferente.
Embora os projetos sustentáveis sejam extremamente importantes, o Panorama da Sustentabilidade no Brasil, em maio desse ano, mostrou que a realidade do país é outra, já que 46% das empresas entrevistadas não investe nem 1% em sustentabilidade.
A mesma pesquisa mostrou que 36% das empresas investe entre 1% e 5% do faturamento na área sustentável, enquanto apenas 18% investem mais de 5% do que é gerado.
Dessa maneira, percebemos que as empresas precisam de incentivo para investir em projetos sustentáveis, bem ter soluções para ter a captação de recursos financeiros para tirar essas ideias do papel.
É nesse contexto que os investidores se mostram extremamente importantes para colocar em prática os projetos sustentáveis das empresas.
Fontes de financiamento para projetos sustentáveis
Atualmente, as empresas que desejam colocar os seus projetos sustentáveis em prática, não estão sozinhas, já que elas podem contar com diversas fontes de financiamento, considerando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Primeiramente, as empresas podem contar fontes tradicionais de financiamento, como bancos e até instituições financeiras especializadas em financiamento de projetos sustentáveis.
Por último, as empresas podem contar com outras fontes mais modernas de financiamento, como os investidores-anjo e capital de risco.
Bancos e instituições financeiras
Conseguir a captação de recursos financeiros por meio de empréstimos bancários e instituições financeiras é um dos modelos mais tradicionais que existe e esse método se solidificou ao longo dos anos.
Atualmente, há bancos especializados em fornecer recursos financeiros para empresas que desejam colocar os projetos sustentáveis em prática.
O Banco do Nordeste, por exemplo, oferece algumas linhas específicas para projetos sustentáveis, como o FNE Verde, FNE Sol e FNE Inovação e Manejo Florestal Sustentável da Caatinga.
O Banco Nacional do Desenvolvimento, também ficou conhecido por oferecer uma linha específica para favorecer a economia verde, apoiando projetos de saneamento, gestão de resíduos, eficiência energética e conservação de biomas.
Por último, há diversas instituições financeiras que apoiam projetos sustentáveis, tornando-se também uma excelente maneira das empresas conseguirem a captação de recursos financeiros para os seus projetos.
Investidores-anjo e capital de risco
Tudo no mundo evolui e não seria diferente com as formas de investimento!
Atualmente, as empresas não precisam ficar restritas apenas às formas tradicionais de financiamento para conseguirem garantir a captação de recursos financeiros para os seus projetos, é possível escolher formas de financiamento mais modernas que oferecem mais vantagem para as instituições.
Assim, é possível contar com investimento de capital de risco e investidores-anjo, que se tornaram uma excelente maneira das empresas conseguirem captação de recursos financeiros para os seus projetos.
Benefícios de investir em projetos sustentáveis
Investir em projetos sustentáveis agrega muitas vantagens para as empresas e é uma necessidade mundial.
As empresas que investes nesses projetos conseguem ter retorno financeiro a médio e longo prazo, além de impactarem positivamente os colaboradores, clientes e parceiros de negócio.
Além disso, essas empresas conseguem melhorar a sua reputação e o seu posicionamento no mercado, se destacando da concorrência e aumentando a vantagem competitiva.
Por fim, investir nesses projetos contribui para que as práticas estabelecidas no ESG sejam implementadas no país, garantindo incentivos fiscais e subsídios governamentais.
Retorno financeiro e impacto social
As empresas que decidem investir em projetos sustentáveis conseguem atrair muitos investidores, já que a humanidade tem se voltado cada vez mais para os problemas sociais e ambientais, especialmente com o lançamento dos 17 Objetivos da ONU (ODS) em 2022 e com as práticas do ESG, que também estão diretamente relacionados aos 17 ODS.
Nesse contexto, as empresas que possuem projetos de sustentabilidade têm mais chances de ter um excelente retorno financeiro a médio e longo prazo.
Há muitos investidores interessados em fazer parte da redução da emissão de gases do efeito estufa, preservar o meio ambiente e reduzir a produção de plástico, aplicando o dinheiro de modo que eles tenham bons retornos financeiros e que faça diferença no planeta.
Reputação e vantagem competitiva
Uma segunda razão, está diretamente relacionada ao fato que as empresas posicionadas no mercado com projetos sustentáveis, possuem mais chances de se destacar e ganhar apoiadores, especialmente o público mais jovem.
As pessoas têm mais consciência ambiental, tornando os aspectos de sustentabilidade extremamente importantes na hora de compra.
Um estudo realizado pelo Investe SP, mostrou que 37% dos consumidores preferem até pagar mais caro do que comprar o mesmo produto de uma empresa que não seja sustentável.
Dessa maneira, as empresas que estão aplicando as práticas presente no ESG, conseguem ter uma vantagem competitiva maior e permanecer por mais tempo no mercado.
Incentivos fiscais e subsídios governamentais
O mundo está preocupado com as questões ambientais, e por isso, há vários incentivos fiscais e subsídios governamentais para as empresas criarem projetos sustentáveis.
Um dos incentivos fiscais mais conhecidos é crédito de carbono, onde o governo dá concessões de créditos fiscais para as empresas que reduzem a emissão de gás carbono, ou seja, o governo reduz os impostos dessas empresas.
Além disso, as empresas que investem em fontes de energia limpa, incluindo a solar, eólica e hidrelétrica, recebem um incentivo fiscal, que garante a redução dos custos iniciais associados à transição da energia convencional para a limpa.
Portanto, as empresas têm muito a ganhar investindo em projetos sustentáveis, tanto para contribuir para o meio ambiente, quanto para atrair novos investidores, bem como ter incentivo fiscal e governamental para esses projetos.