É um fato simples: a comunicação por e-mail é onipresente porque oferece muitos benefícios. Isso se aplica tanto ao setor privado quanto ao empresarial. Portanto, não é de surpreender que, mais cedo ou mais tarde, todas as empresas lidem com o tema do email marketing.
Quem estiver lidando com isso pela primeira vez perceberá rapidamente quantos argumentos existem a favor do e-mail marketing. Mas não é tão fácil manter o controle das coisas.
O que é e-mail marketing?
O marketing por e-mail é uma forma de marketing online na qual um público-alvo recebe anúncios ou notificações por e-mail. Em princípio, trata-se de marketing direto via e-mail.
Com a ajuda da personalização, o grupo-alvo é abordado pessoalmente e solicitado a reagir. Isso é feito usando botões de apelo à ação ou links que visam incentivar os visitantes a visitar um site ou comprar um produto.
O marketing de newsletter é uma subdisciplina do marketing por e-mail. Enquanto o marketing de newsletter está limitado a newsletters, ou seja, informações enviadas regularmente por e-mail, o marketing por e-mail inclui todas as medidas de marketing por e-mail.
Também podem ser e-mails de transações, correspondências de gatilho, e-mails de serviço e notificação ou assinaturas de e-mail, por exemplo. Todas essas formas de correspondência serão examinadas mais de perto em capítulos posteriores.
Por que as empresas precisam de e-mail marketing?
Há muitas razões para usar o email marketing. Com o e-mail marketing, as empresas alcançam as partes interessadas e os clientes de maneira direcionada e econômica.
Para ser franco, é quase negligente não usá-lo. As possibilidades variam de newsletters clássicas a emails individuais ou transacionais com conteúdo altamente personalizado.
As estatísticas falam por si: o e-mail marketing é uma das medidas de marketing mais bem-sucedidas de todas. Portanto, não é de surpreender que o email marketing seja uma parte indispensável do mix de marketing para muitas empresas.
Mas nem todas as empresas conhecem e utilizam as vantagens desse canal de comunicação. Neste capítulo, explicamos por que o marketing por e-mail é tão bem-sucedido. Também mostramos quais empresas devem usar o marketing de newsletter.
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Como funciona o e-mail marketing?
Em princípio, o e-mail marketing é muito simples: um remetente envia boletins informativos e correspondências aos destinatários usando uma solução de correspondência profissional. O remetente precisa apenas do endereço de e-mail do destinatário e seu consentimento para receber os e-mails. Isso é basicamente tudo.
No entanto, para ser realmente bem-sucedido com o email marketing, é preciso muito mais. É melhor contar com o know-how de especialistas ao dar os primeiros passos.
Há muito a considerar: tudo começa com a configuração da lista de distribuição, contínua com a manutenção da distribuição, criação e personalização de mailing, até o envio real dos mailings. Com um pequeno salto, qualquer pessoa pode comemorar rapidamente seus primeiros sucessos em seu próprio email marketing.
Razões Gerais para E-mail Marketing
- Custo: O e- mail marketing é particularmente eficiente quando se trata de atingir um grande número de destinatários. O melhor de tudo é que os custos de implementação são muito baixos. Isso aumenta o retorno do investimento.
- Opções de teste: um software de boletim informativo profissional oferece amplas opções de teste. Ao avaliar os vários testes, desde a linha de assunto até o conteúdo, as campanhas podem ser otimizadas e o sucesso aumentado a longo prazo.
- Respeito ao meio ambiente: A transmissão eletrônica de newsletters e correspondências elimina a necessidade de transporte por correio e não há desperdício. Com a moderna tecnologia de servidor, o consumo de energia também é reduzido.
- Tempo real: Ao medir as taxas de abertura e cliques, bem como outros índices (KPIs) em tempo real, os remetentes podem determinar o sucesso da campanha imediatamente após o envio.
- Marketing de diálogo: o marketing por e-mail leva o destinatário a iniciar um diálogo ou uma reação. Os destinatários podem responder a boletins informativos e correspondências sem sofrer uma interrupção de mídia.
- Tráfego: o marketing por e-mail traz muito tráfego para sites e lojas online. A taxa de conversão é particularmente alta.
- Atualização: Graças ao envio imediato e entrega rápida de e-mails, as informações para o destinatário estão sempre atualizadas no momento do envio.
- Fidelização do cliente: Boletins informativos e correspondências ajudam a construir relacionamentos duradouros com os clientes e, assim, aumentam a probabilidade de reações diretas dos destinatários.
- Design: As newsletters podem ser desenhadas individualmente. Dessa forma, eles se encaixam perfeitamente no design corporativo da empresa. As mensagens são transportadas de forma otimizada e sua própria marca é reforçada ao mesmo tempo.
- Sucesso: O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing de maior sucesso a custos comparativamente baixos.
- Baixo desperdício: Campanhas baseadas em interesses podem ser implementadas com e-mail marketing. As perdas por dispersão podem ser efetivamente minimizadas.
Integrabilidade de e-mail marketing
- Integrabilidade: O e-mail marketing pode ser conectado a vários outros sistemas por meio de interfaces. Isso significa que os dados existentes, por exemplo, para personalizar e-mails, podem ser usados de forma otimizada e podem ser criadas sinergias.
- Automação de Marketing: Com o e-mail marketing, grandes partes da comunicação podem ser automatizadas. Isso significa menos trabalho de implementação para os remetentes e mais serviço para os destinatários.
- Omnicanal: o marketing por e-mail funciona de maneira ideal com outros canais, ajudando a garantir uma experiência de usuário perfeita. Se as soluções estiverem conectadas umas às outras de acordo com a melhor abordagem, componentes individuais no cenário do sistema também podem ser expandidos ou trocados de forma flexível.
- Marketing orientado a dados: A conexão de diferentes sistemas permite o marketing por e-mail orientado a dados com amplas opções de segmentação e personalização.
- Independência: A autoridade sobre os dados de endereço coletados é da respectiva empresa. Como resultado, não há dependência de terceiros para o uso e manutenção da lista de distribuição